Raspberry PI Multiboot: Como Fazer Dual Boot No Seu Mini PC

E ai, beleza? Eu sou o gadarf e hoje vamos falar sobre Raspberry PI Multiboot, que é um método para instalar dois ou mais sistemas operacionais no seu Mini PC. É claro que você pode gravar cada sistema em um cartão de memória e ficar trocando, porém gravar todos os sistemas em um único cartão pode ser mais prático. Para isso você irá precisar de um programa de bootloader, trocando em miúdos, o bootloader cria uma tela para se escolher o sistema operacional na hora da inicialização.

Existem dois caminhos principais, você pode usar o NOOBS ou o BerryBoot. Nós vamos na segunda opção pois ela tem muitos sistemas operacionais compatíveis, já a primeira opção tem poucos. O primeiro passo é ir no site do desenvolvedor e baixar a versão mais atual do BerryBoot.

Como Fazer Um Raspberry PI Multiboot Passo A Passo

Certifique-se de que seu cartão está formatado em FAT32, você pode usar o SD Card Formatter para isso:

Formatando seu cartão de memória.

Para instalar basta extrair todos os arquivos e copia-los no seu cartão de memória. Essas copia pode ser feita diretamente no Windows Explorer, nenhum programa de gravação de imagem é necessário. Agora insira o cartão no seu Raspberry e ligue-o, vai aparecer esta tela de boas vindas.

Tela inicial do Raspberry PI Multiboot.

Escolha o tipo de conexão, se você estiver conectado a internet o instalador vai definir as configurações regionais automaticamente. Na próxima tela iremos escolher onde instalar o sistema operacional, você pode instalar no cartão SD, em um HD externo ou na rede interna. Clique em Format e depois é só escolher qual sistema você quer instalar.

Adicionando sistemas ao BerryBoot.

Depois ele vai baixar o sistema escolhido, fazer a instalação e dar um reboot. Quando reiniciar  vai aparecer uma tela com a lista de sistema instalados, no nosso caso vai ter apenas um. Clique em Edit Menu, depois em ADD OS para adicionar outros sistemas, instale quantos quiser e pronto.

O software é realmente mágico mas para mim não serviu. O BerryBoot suporta mais de 80 sistemas mas não suporta nenhum dos dois que eu queria, que são o Batocera e o Recalbox. O Noobs suporta o Recalbox mas não o Batocera, e sendo assim eu vou ter que ficar trocando de cartão de memória mesmo.

Além dos sistemas do menu de instalação há muitos outros que podem ser baixado do site BeeryServer. Para instalar algum deles basta seguir este pequeno guia. E se gostou das dicas compartilhe a gente nas suas redes e faça um comentário. É isso!

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!