Ragnarok Online: Um Sucesso Que Ainda Vale A Pena

Ragnarok Online ainda vale a pena?

E ai, beleza? Eu sou o gadarf e hoje vamos falar sobre o Ragnarok Online, que foi um dos MMORPGs mais populares aqui no Brasil. O game, lançado em setembro de 2004, foi o primeiro MMORPG com uma tradução oficial. Ele rodava em servidores nacionais e teve suporte de uma empresa brasileira, a Level Up. O jogo ainda existe e desde outubro de 2018 é administrado por uma empresa americana, a WarpPortal.

Eu, assim como muitos, tive o meu primeiro contato com o Ragnarok em seu auge, por volta de 2006, quando haviam milhões de usuários ativos ao redor do mundo. No Brasil não foi diferente, era um sucesso nas LanHouses e haviam muitas, mas muitas pessoas online simultaneamente. As WOEs, que eram guerras onde os clãs disputavam a posse de castelos, pareciam um formigueiro, olha ai video pra você ter uma noção.

Esse evento, também chamado de guerra do emperium, durava duas horas e ocorria duas vezes por semana. Eram duas horas de pura correria e pessoas indo e vindo pra todo o lado, era magia e portal pra todo canto, uma loucura. Eu mesmo criei um clã posteriormente, os cavaleiros de atena, inclusive este site nasceu para postar as coisas do clã. Nós chegamos a conquistar castelo várias vezes e nossas alianças chegavam a juntar 90 pessoas online em cada guerra do emperium.

Por que o Ragnarok Online Foi Um Sucesso? Ainda Vale A Pena?

O que me cativou no Ragnarok Online foi um mundo enorme, mistico e o melhor de tudo, todo em português do Brasil. O suporte local promovido pela Level Up era muito criticado, a meu ver erroneamente. Graças a Level Up era possível criar sua conta em um site brasileiro, desfrutar de um dos melhores jogos de MMORPG em português, pagar a mensalidade em real e ter suporte local… porra dava comprar cartão recarga na Americanas, e acreditem, em 2006 isso tudo era muito, muito incomum.

Outra coisa que contribuía não apenas para o sucesso do game, mas para a continuidade desse sucesso eram as atualizações. Sim, era um porre, dava pau e tudo, mas fazia com que um jogo grande ficasse cada vez maior e com mais e mais coisas para se fazer, e mais e mais lugares para se visitar. Aproximadamente de seis em seis meses a Gravity lançava um novo episódio que adicionava novos mapas, cidades, monstros, quests, itens e muitas outras novidades.

A última grande atualização foi em 27 de fevereiro de 2019, quatro meses antes de eu escrever este artigo. Apesar de as atualizações darem um ar de coisa moderna, o game é muito antigo, já se foram 15 anos desde o lançamento, e de la pra ca muitos MMORPGs com gráficos melhores já foram lançados.

Ainda assim tudo o que nos cativou no passado ainda está la. O game é grande, traduzido, sua jogabilidade continua boa e a comunidade, apesar de menor, ainda é  grande e ativa. O Ragnarok sempre funcionou quase que como uma midia social, com seus grupos, clans, salas de chat e tudo o mais. E como nada disso se perdeu com o tempo eu concluo que o jogo ainda vale a pena ser jogado, talvez não com o mesmo entusiasmo de antes, mas vale a pena, e muito… É isso!

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!