Como Instalar O Memcached No Ubuntu E Módulos PHP

Como instalar o memcached.

E ai, beleza? Eu sou o gadarf e hoje vou ensinar com instalar o instalar o memcached no Ubuntu. Como o próprio nome diz, o memcached é um aplicativo de cache, ele guarda objetos na memória RAM para evitar que outros softwares tenham que puxar novamente os dados do HD. No meu caso eu uso o Wodpress com o plugin W3 Total Cache, é este plugin faz a leitura e gravação de dados no memcached.

Você deve digitar os seguintes comandos no terminal do seu servidor Ubuntu, ou qualquer outras distribuição Linux baseada no Debian:

sudo apt update
sudo apt install memcached

Como eu disse acima, no meu caso específico eu quero usar memcached para armazenar objetos criados por um plugin do WordPress. Como o WordPress é executado através do PHP nós vamos precisar instalar os módulos do PHP. Para fazer isto execute os seguintes comandos no seu terminal Linux:

apt-get install php-memcache php-memcached
sudo apache2 restart

O primeiro comando irá instalar os módulos e o segundo irá reiniciar o seu servidor apache para que os módulos recém instalados sejam carregados.

Outra dica importante é configurar a quantidade máxima de memória RAM que o memcached pode usar. Para isto digite o comando abaixo:

nano /etc/memcached.conf

É na linha -m 64 que configuramos isso, a valor é dado em megabytes, altere isto para o valor desejado e salve o arquivo, para reiniciar o memcached digite o seguinte comando no seu terminal.

sudo memcached restart

A quantidade máxima de memória vai depender do seu caso. Quanto mais melhor, porém não queremos deixar outros aplicativos sem nenhuma RAM. No meu caso eu tenho  um servidor com apenas 1GB, como o apache e o mysql comem muita RAM eu deixei o memcached só com 64MB mesmo.

Com isso você aprendeu como instalar o memcached e seus módulos para PHP. Se você gostou do artigo da aquela compartilhada e não deixe de comentar ai caso tenha alguma dúvida ou detalhes a acrescentar. É isso!

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!