Como Usar E Configurar O Emulador De Super Nintendo ZSnes

por em: , , , ,

Existem muitos outros emuladores de Super Nintendo mais modernos que o já descontinuado zSnes. Entretanto ele ainda se destaca por sua simplicidade, variedade de opções e compatibilidade.

Três versões do emulador são encontradas no site oficial: para DOS, Windows e Linux. Em ambos os casos basta um Pentium II 233MHz com 32MB de Ram, além do DirectX 8.0a ou superior para roda-lo tranquilamente.

Entre suas funcionalidades se destacam: a capacidade salvar os jogos em qualquer ponto, gravação de vídeos, suporte a sistemas de trapaças, uso de traduções IPS nativo, muitas opções de filtros gráficos entre outros.

 Baixando E Instalando o ZSNES

Baixe a última versão do programa no site www.zsnes.com, ou pelo baixaki, e extraia o conteúdo do arquivo em uma pasta de sua preferencia. Para rodar basta abrir o programa chamado ZSnes, la no diretório onde você descompactou tudo, opcionalmente crie um atalho para ele. Para desinstalar basta deletar a pasta. Simples, não é?

Baixando E Carregando Os Jogos

Primeiramente será necessária baixar uma ou mais ROMs de Super Nintendo. Abra o emulador e vá em Game > Load Game, navegue até o diretório onde você armazenou os jogos baixados, selecione um, e clique em Load.

Configuração Padrão Dos Botões

O software oferece suporte a muitos gamepads, joysticks, teclados e qualquer configuração de teclas que lhe convier. Mas por padrão o direcional se localiza nas setas, o start e select correspondem ao enter e shift direito e os botões A,B,X,Y,L e R do controle são as teclas Z,X,S A,D e C do teclado respectivamente. O ESC sai do jogo para a tela do programa.

Configurando os Botões A Seu Gosto

Para jogar com conforto o ideal seria fazer uso de um controle. Para configurar vá emConfig > Input e clique em uma das caixas de botões apertando em seguida o botão ou tecla ao qual deseja associa-la.

Configurando A Resolução E Filtros

Vá em Config > Video e escolha uma das muitas opções de resolução, algumas podem não ser compatíveis com seu PC, nesse caso basta tentar outra. Cada opção tem letras na frente que significam: D (permitir filtros), S (esticar imagem), R (manter proporção), W modo janela e F (tela cheia), eu gosto de selecionar os caracteres DS F. Clicando na abaFilters são exibidas opções que melhoram, ou pioram, os gráficos. Teste as diferentes configurações e escolha uma se desejar.

Faça um comentário! Seja o primeiro a comentar!

    Escreva O Seu Comentário!

    Ficou com alguma dúvida?
    Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
    Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!