O Que É O TeamSpeak? Vantagens Com Relação Ao Skype!

por em: , , , ,

Banner do TeamSpeak.

O TeamSpeak é um software de comunicação por voz usado principalmente em jogos online. A agilidade proporcionada por ele é muito útil para a comunicação das equipes em determinados games. O programa precisa de um cliente e de um servidor para funcionar, o primeiro pode ser baixado gratuitamente, mas o segundo deve ser alugado através de alguma empresa de hospedagem. De fato existem alguns servidores gratuitos, mas normalmente tem uma qualidade muito ruim.

Mas então porque não usar o Skype? Ou outro do gênero? O motivo é simples, com eles a sua internet pode ficar lenta. Estes outros softwares não se valem de servidores, legal a gente economiza, mas em contrapartida cada cliente precisa se comunicar com todos os outros simultaneamente.

Se a sua equipe tem apenas três pessoas e você, ótimo, o seu computador irá fazer o download e upload dos dados de voz apenas para estas três pessoas. Mas e se o grupo contar noventa e oito jogadores? Ai não há internet que aguente e o lag vai rolar solto.

Como Funciona E Quais As Vantagens Do Team Speak 3?

Com o TeamSpeak isto não é um problema, o seu computador irá fazer o download e upload dos dados de voz apenas para o servidor, independentemente de quantas pessoas estiverem na sala. Este fato reduz o uso da banda de internet em cada um dos clientes. Porém é preciso um bom serviço de hospedagem, existem muitos pela internet, e os preços estão bem acessíveis. Eu particularmente venho usando os planos de uma empresa chamada TeamSpeak Boss e não tenho do que reclamar.

Na hora de comprar existem duas opções, o TeamSpeak 2 e o 3, sendo que os usuários de um não podem acessar o servidor do outro. O modelo mais antigo oferece a vantagem de ser mais barato e usar menos recursos da internet e do computador. Esse fato pode melhorar a experiência dos jogadores que possuem uma conexão ou hardware ruim. Mas isto será verdade para poucos visto que ambos os programas são muito leves e não precisam de um equipamento potente para rodar bem.

Leia+  TeamSpeak Barato: Lista De Hosts X Preço

Já o TS3 oferece todas as outras vantagens com relação ao TS2. O software foi completamente redesenhado e apresenta muito mais recursos que o seu predecessor. A interface foi modernizada e agora é compatível com vários sistemas operacionais. A qualidade de voz foi melhorada e existem inúmeras opções para ajustes refinados no áudio, tais como: redução de ruído e eliminação de eco.

Também é possível abrir mais de um servidor com o uso de abas, e mais, foi criado um requintado sistema de identificação, que elimina e necessidade de se fazer um login com senha. Ao se registrar o programa guarda certos dados do computador do usuário e o identifica toda vez que ele entrar. Este é um excelente recurso pois além de prático ele garante a segurança e privacidade das pessoas.

Download E Instalação Das Diferentes Versões Do TeamSpeak

No site oficial do TeamSpeak você vai encontrar tanto a versão do TS2 quanto a do TS3. O primeiro pode ser instalado em Windows, Linux e Mac OS X. Já segundo é mais completo e possui instaladores para Windows, Max OS X, Linux, iOS, Android e FreeBSD.

Vale lembrar que existem dois tipos de executáveis, os servidores e os clientes. Os clientes são usados para se conectar aos servidores de outras pessoas, sejam eles alugados ou não. Já os servidores servem para você criar o seu próprio serviço de TeamSpeak. É isso mesmo, os usuários podem baixar e instalar gratuitamente o programa servidor. Mas vale ressaltar que a sua conexão com a internet pode ficar extremamente lenta se muitas pessoas entrarem nas suas salas.

Leia+  Como Testar Seu Microfone Para O Team Speak

Para instalar o cliente não há nenhum segredo senão bom e velho clique no Next. Mas na hora de configurar o server você pode se complicar, é preciso algum conhecimento dos protocolos de internet para colocar um servidor de TeamSpeak no ar adequadamente.

Dicas Básicas Sobre Como Configurar E Usar O Team Speak 3

O programa já vem praticamente configurado e pronto para o uso, mas para dar uma customizada vamos fazer uso do seu assistente. Portanto vá até o menu Settings e depois clique em Setup Wizard, será aberta uma tela de apresentação com a indicação dos passos seguintes.

De um Next para ir para a primeira etapa que á escolha de um apelido. Na segunda fase você deverá optar pelo uso do Voice Activation ou do Push-To-Talk, o primeiro deixa o microfone em aberto e envia os dados de voz quando houver um som alto o suficiente para fazer a ativação automática. Já o segundo configura uma tecla de atalho, assim o áudio só vai ser enviado quando você aperta-la.

Ajuste do voice activation.

Na sequência o assistente  irá iniciar um teste e o usuário poderá configurar a sensibilidade da ativação por  voz, caso tenha optado por ela.  Em seguida você poderá configurar teclas de atalhos para ligar ou desligar tanto o microfone quanto o auto falante. Depois é preciso selecionar um pacote de avisos sonoros, são duas opções, uma versão com voz feminina e outra com voz masculina.

Outras configurações mais avançadas podem ser encontradas indo-se em Settings > Options, no entanto as definições feitas pelo assistente devem bastar, ao menos a princípio.

Leia+  TeamSpeak IOS: Como Baixar E Usar No Celular

Tela para se conectar a um servidor.

Agora que já está tudo configurado podemos entrar em um servidor e começar a falar, por tanto vá em Connections > Connect para se conectar a um. Em Server Address deve ser digitado o endereço do servidor e em Nickname deve ser digitado o seu apelido, mas repare que a opção Server Password não se refere a sua senha e sim a senha do servidor, caso ele tenha uma.

Qual Programa Eu Devo Usar? TeamSpeak 3, Ventrilo Ou Skype?

A minha resposta de imediato é: use um TeamSpeak 3 alugado na TeamSpeak Boss e seja feliz. Mas nada te impede de usar o Skype caso o seu grupo de amigos seja pequeno. No entanto se muitas pessoas entram ao mesmo tempo então você irá precisar de um aplicativo mais adequado.

Propaganda do Skype mobile.

O quase aposentado TeamSpeak 2 já recebeu muitas críticas por ter uma qualidade voz ruim e poucos recursos, o que deu brecha para o Ventrilo ganhar terreno. Este software funciona do mesmo modo que o TS2 mas possui uma qualidade áudio muito mais refinada e ferramentas avançadas. Nele é possível aplicar vários equalizadores, fazer posicionamento de som e controlar isso tudo individualmente, por canal ou global… além de outros recursos muito interessantes.

Mas com o advento do TeamSpeak 3 isto tudo ficou para traz, a empresa correu atrás do prejuízo e além de sanar todos os problemas da versão anterior ainda lançou melhorias e novidades. Desse modo não vejo mais nenhuma vantagem no Ventrilo. O novo TS3 tem mais qualidade de voz, melhores recursos e ainda possui uma interface muito mais moderna e amigável. É isso!

  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! 3 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. gadarf comentou: responder

    Não conheço o Raidcall, vou fazer uma análise dele para o blog quando sobrar tempo, só sei que o team speak 3 é muito bom, principalmente para jogos MMO.

  2. Victor Lewinsky comentou: responder

    TeamSpeak é centenas de vezes melhor, não é necessário cadastro prévio para acesso ao servidor e o nível de voz e personalização são inigualáveis.

  3. Muga comentou: responder

    Eu prefiro o “Raidcall”. não tem essa de pagar serve ou ter uma maquina dedicada ou ter que dividir com outros o serve, igual ao TeamSpeak, Raidcall é muito mais facil e pratico. fora que a maiorias dos gamers tambem ja mudaram pra o “Raidcall”