Conheça A História De Tarzan, O Rei Da Selva

por em: , , , ,

Tarzan - o Rei da Selva - Disney 1999

“Um homem criado por macacos”. Muitas pessoas, ao lerem essa frase, imediatamente já a associam com o Tarzan, um personagem fictício criado no começo do século passado e que foi explorado em inúmeros livros e filmes. A produção cinematográfica de maior sucesso envolvendo o icônico Tarzan foi a animação da Disney de 1999, ganhadora do Oscar de Melhor Canção Original. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa história?

Poucos imaginam, mas o Tarzan é um personagem fictício criado pelo escritor americano Edgar Rice Burroughs em 1912. Ou seja: a história do “homem criado por macacos” já tem mais de 100 anos de existência e já apareceu em mais de 24 livros, diversos contos avulsos, inúmeros filmes, muitas séries e animações. E a possibilidade de utilizarmos o título anterior ao personagem dá-se ao fato de a sua história ter mudado pouco com o passar do tempo.

A História De Tarzan Manteve A Essência Da Obra Original De 1912

É interessante saber que pouco mudou no enredo das diversas adaptações de Tarzan durante as décadas. A história sempre começa com um casal inglês que se perde em uma floresta da África (de diversas formas), são brutalmente mortos e seu filho acaba sendo resgatado por uma gorila que a cria juntamente com outros de sua espécie animal.

Tarzan - o Rei da Selva - Filmes original

Mesmo com algumas variações na trama, as histórias mostram que Tarzan, nome dado pelos gorilas e que significa “pele branca”, acaba se adaptando muito bem entre os animais, mostrando habilidades extremamente apuradas para se virar na selva. O reencontro com a “civilização” também se dá de modo parecido em todas as obras inspiradas no personagem: um malfeitor que quer caçar os gorilas e acaba enfrentando Tarzan por causa disso. Nesse meio tempo também conhecemos Jane, a mocinha da história.

Leia+  Zeebo, Um Console Nacional Feito Pela Tec Toy

Conhecendo A Obra Da Disney: Tarzan, Uma Bela Animação De 1999

A animação da Disney baseada na história do americano Edgar Rice Burroughs foi lançada em 1999 e marca o renascimento da Disney junto com produções como Hércules, Pocahontas, Aladdin, Mulan, A Pequena Seria, entre outros. Tarzan, o trigésimo-sétimo longa do estúdio, foi considerado na época a animação mais cara já produzida na história. O sucesso ainda rendeu mais dois filmes: Tarzan e Jane e Tarzan 2.

Tarzan - o Rei da Selva - Disney 1999

Ganhador do Oscar de Melhor Canção Original, essa produção da Disney foi o quinto filme mais assistindo no mundo em 1999. Apesar da fidelidade com a história original, a animação ainda guarda algumas diferenças significativas. Na obra de 1912, por exemplo, o “pai natural” de Tarzan é morto pelo “pai gorila” do personagem, que posteriormente é morto por Tarzan para que este se tornasse o líder dos gorilas. Clayton, o vilão da animação da Disney, é o verdadeiro nome do personagem principal da trama. Curioso, não é mesmo?

Conhecendo Outras Produções Envolvendo Tarzan, O Rei Da Selva

Mas Tarzan também rendeu muitos outros filmes que injustamente são esquecidos pelos fãs dessa bela ficção. Dois que merecem destaque são: Tarzan Contra o Mundo (1942) e Tarzan, O Magnífico (1960). As duas produções contam histórias de quando o personagem faz uma visitinha para a civilização e é muito interessante ver como os estúdios trabalhavam com a história de Tarzan antes de o conhecermos pela Disney.

Leia+  Anime, jogo e filme do Homem de Ferro

Tarzan - o Rei da Selva - Filme 2014

Outro filme que merece grande destaque é o último produzido sobre a história, Tarzan: A Evolução da Lenda. A animação explora o conceito 3D e a captura de movimentos de atores reais para compor os personagens da história. A produção alemã dirigida por Reinhard Klooss veio para o Brasil no começo de 2014 e foi dublada pelo casal de atores José Loreto e Débora Nascimento. O longa, entretanto, foi duramente recebido pela crítica que não gostou da adaptação.

Como Faço Para Assistir Os Filmes Sobre A História De Tarzan?

Depois de conhecer um pouco mais sobre a história desse personagem fictício, é natural sentir vontade de conhecê-lo melhor e apreciar as produções envolvendo o Tarzan. Por conta disso, separamos alguns links que podem ajudar nesse sentido. São filmes hospedados na internet e que podem ser assistidos online sem grandes dificuldades. Clique neles e assista, e depois nos conte o que você achou de cada um: Tarzan (1999), Tarzan & Jane, Tarzan II, Tarzan Contra o Mundo (1942) e Tarzan, O Magnífico (1960).

Minecraft Pirata

! 2 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. emerson comentou: responder

    qual o nome dos personagen do desenho do tarzan