Usando As Tags Include E Includable Do Blogger

por em:

Tag Includable

Em muitos templates do blogger a mais simples alteração pode se tornar uma terrível dor de cabeça. Um dos motivos pode ser a mal formatação do código que pode levar a uma total falta de lógica e ordem. O bom uso de comentários e os comandos include/includable certamente ajudarão.

O layout do blogger é organizado em seções. As seções demarcam áreas da página, tais como barras laterais, cabeçalho, rodapé entre outras. Estas, por sua vez, são compostas de widgets, como por exemplo, marcadores, lista de parceiros, menus e por ai vai. Já os widgets contém elementos includable.

Imagine o includable como sendo um bloco de código html. Sua grande virtude é poder ser inserido em qualquer local que se desejar. Agora pense que esse bloco seja enorme e que deva ser inserido tanto em cima quanto em baixo de alguma coisa. Seria um porre escreve-lo duas vezes, o código ficaria mais extenso e uma possível alteração futura torna-se-ia bem mais complexa. Veja como funciona a sintaxe dele:

id=’adsense’’>
[insira os comandos html aqui]

Isso cria o bloco de tags html cujo nome é “adsense”. Suponha que tal seja um anuncio, com uma formatação específica e sei la o que mais. Desse modo cada vez que queira inseri-lo bastará apenas usar a tag include nos locais desejados:

‘adsense’/>

Alguns fatos devem ser observados. Todo wiget tem ao menos um includable com id, nome, igual a “main”. Esse cara será iniciado automaticamente e é partir dele que outros includables podem ser chamados. Todos eles podem ter o atributo “var” que serão muito úteis como variáveis que recebem objetos data. Isso possibilita a criação de loops que tornarão seu código ainda mais sucinto:

var=’i’ values=’posts’>
data=’i’/>

O includable de nome main é iniciado automaticamente. Esse loop faz rodar todos os post jogando-os na variável “i”por meio de var=’i’. O include por sua vez chama o includable de nome “post” repassando através de data=’i’ post por post para ele.

<data:p.title/>

[Demais códigos html/scripts/css/sei la mais o que]

Esse includable recebe post a post na variável “p”. Através de p os atributos de cada post poderão ser acessados internamente. Tal como <data:p.title/>, que imprime o título do post. Esse exemplo portanto irá mostrar os títulos de todos os posts assim como os códigos subseqüentes. Certamente isso será muito mais simples e organizado do que fazer um a um.

Leia+  Exemplos CSS de citação para blog e site

É isso. As possibilidades são inúmeras. Seja para criação de loops, para a repetição de seções de códigos ou simplesmente a fim de dividir um bloco muito extenso as tags include e includable serão de utilidade sem igual na criação dos seus templates.

Minecraft Pirata

! 1 comentário até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Fernanda Marques Rodrigues comentou: responder

    Eu não entendi, como e quando usar o includable e Include?