Robocopa, A “Copa Do Mundo” Dos Robôs

por em: , , , ,

RoboCopa: robôs/jogadores prontos para a partida.

A tecnologia tem avançado a passos largos nos últimos anos. Há duas décadas, quem iria imaginar que teríamos tantos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, disponíveis por aí? Mas não é só nesse segmento que há inovação, sobrando bastante espaço para a robótica mostrar para o que veio. Uma prova de que essa categoria está crescendo é a Robocopa, campeonato dedicado para competição com pequenos robôs.

A Robocopa, também conhecida pelo termo inglês “Robocup”, é uma competição a nível mundial que acontece anualmente em alguma parte do globo. Seu objetivo principal é promover e desenvolver a inteligência artificial (IA) e a robótica, oferecendo desafios e várias situações problemáticas para que os envolvidos possam resolver com a ajuda de seus “amigos de metal”.

Modalidades RobocupSoccer, RobocupRescue E RobocupJunior

Apesar da seriedade do evento, suas competições são bastante divertidas e empolgantes, tanto para os participantes, quanto para aqueles que estão apenas apreciando o show. O RobocupSoccer foi a motivação inicial do evento. Sendo considerado o esporte mais famoso do mundo, o futebol serviu de inspiração para as competições por oferecer verdadeiros desafios para os robôs, como habilidades físicas e cooperativas.

RoboCopa - vista do jogo em cima do gol

Motivado pelas catástrofes naturais, o RobocupRescue é a competição que incentiva o desenvolvimento de soluções para busca e salvamento durante períodos de calamidade. Já o RobocupJunior é a modalidade que visa incentivar estudantes do ensino primário e secundário a participarem da Robocup com criações dos mais diversos propósitos possíveis.

Leia+  Como Funcionam Os DataCenter Que Hospedam Jogos

A Robocup 2014 Aconteceu Aqui No Brasil, Em João Pessoa (PB)

A décima oitava edição da Robocopa, que acontece desde 1997, aconteceu no Brasil, na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. Com programações que aconteceram entre os dias 19 e 25 de julho, o evento trouxe milhares de visitantes e muito competidores para ver quem se sairia melhor na edição de 2014 do evento.

RoboCopa: robôs/jogadores prontos para a partida.

Com tanta inovação apresentada durante a Robocopa 2014, não é difícil imaginar esses robôs substituindo o homem na maioria das atividades nas próximas décadas. Será que temos motivos para temer essa tecnologia? Acreditamos que não, por isso vamos torcer para que essa tendência evolua e facilite cada vez mais as nossas vidas.

Minecraft Pirata

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!