Aprenda Como Retirar As Espinhas De Um Peixe

por em: , , , ,

Tutorial de como retirar as espinhas de um peixe - espinha gigante

Cozinhar, definitivamente, é uma arte para poucos. Apesar disso, assim como toda habilidade, todos podem aprender a executá-la com maior ou menor grau de maestria. Nós já havíamos ensinado a preparar um Filé de Traíra Sem Espinhos, com técnicas para desossar o alimento. Dessa vez, esta matéria será um pouco mais genérica, tratando, basicamente, do método correto e mais fácil para retirar as espinhas de um peixe.

E lembrando que não importa se o peixe é uma sardinha, atum, pescada, pintado, salmão ou traíra. O processo é bastante semelhante em todos os casos, porém alguns podem conter mais um menos espinhas que os outros.

Retirar as espinhas do peixe com passos simples.

Portanto, se você quer fazer aquela receita deliciosa, mas não deseja aqueles pequenos e indesejados ossos espalhados pelo seu prato, arregace as mangas e se prepara para, antes de qualquer coisa, retirar todas as espinhas do peixe.

Confira Passos Iniciais Para A Retirada Das Espinhas De Um Peixe

Primeiramente deve-se preparar uma faca bem afiada para realizar todo o processo. Esse requisito é necessário para não quebrar a espinha na hora de cortá-la, o que poderia prejudicar na hora de removê-la. Depois, é preciso preparar um lugar plano e bem fixo para começar a retirada dos ossos do peixe. Uma bancada é o lugar ideal e devem-se evitar mesas bambas ou que se movam muito.

Leia+  Medir o tempo de carregamento das suas Páginas

Apesar da obviedade do alerta, é sempre bom avisar: o peixe deve estar limpo para começar todo o processo. A limpeza que nos referimos é superficial, apenas para retirada de impurezas que o animal possa ter trazido do seu habitat natural.

Tutorial para retirada da espinhas de peixes

Quanto à presença de escamas ou couro no peixe, não há a obrigatoriedade de tirá-los para a retirada da espinha. Porém, ressalta-se que aqueles que possuem couro serão mais dificilmente cortados exatamente por causa dessa camada extra de pele.

Aprenda Definitivamente Como Retirar As Espinhas De Um Peixe

Para retirar as espinhas do peixe, siga as instruções a seguir depois de realizar os preparos iniciais. Se o peixe ainda estiver com a cabeça, retire-a. A sugestão é fazer o corte exatamente atrás das guelras, sempre na diagonal e seguindo o sentido dessas estruturas. Um corte rente aproveita melhor a carne do peixe.

Caso o peixe ainda esteja com o rabo, retire-o também. O corte, dessa vez, é transversal. Retiradas essas partes do peixe, faça um corte em sua barriga, da cabeça para a cauda. Essa abertura não precisa e não deve ser profunda para não danificar as espinhas que serão retiradas. Depois disso, abra o peixe como se fosse um livro e coloque-o sobre uma estrutura rígida para apoio com a parte interna virada para baixo.

Com o punho fechado, faça leves pressões nas costas do peixe para soltar a espinha da carne. Pequenos estalos podem indicar a quebra da espinha, o que não é o ideal. Portanto, maneire na força. Depois disso, vire o peixe e passe a faca levemente por baixo da espinha que ficou solta.

Leia+  Instale Seu HD Sata No Windows XP Sem Disquete

A faca deve passar através de toda a estrutura e não permanecer de apenas um lado. Um movimento deve ser o suficiente para tirar toda essa parte do osso. Retirada a espinha central, será necessário tirar os pequenos ossos restantes da carne do peixe. O recomendável é apalpar toda a extensão do peixe para sentir onde essas estruturas estão e retirá-las com a ajuda de uma pinça.

O passo a passo da retirada das espinhas de peixe

Pronto! Depois disso, o peixe estará quase pronto para ir ao forno ou ser fatiado em pequenos filés para ser empanado. Lembrando que, se as escamas ou couro ainda não foram retirados, esse é um bom momento para fazê-lo. Fique ligado em nosso site para aprender mais dicas praticas como essa.

Minecraft Pirata

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!