Project64: Configurando E Usando Um Emulador De Nintendo 64

por em: , , , ,

Project64 é um dos emuladores mais completos e de maior compatibilidade entre os da categoria. O custo disso é a necessidade de um bom PC para roda-lo bem. Apesar de os requisitos mínimos serem oficialmente um Pentium 3 de 700Mhz e o recomendado um Pentium 3 de 1.5Ghz, isso pode não ser o suficiente para ativar todas as opções e rodar todos os games com qualidade.

Portanto ter ao menos um processador dual core ou superior vai ajudar e muito na sua experiência com esse emulador. Se acaso seu PC for ruim existem outras opções que consomem menos recursos.

Baixando e Instalando o Project64

Faça o download da última versão do emulador no site oficial ou pelo baixaki. Este emulador, ao contrário de muitos, possui auto instalador, portanto basta dar dois cliques no arquivo baixado e sair clicando em Next até chegar em Finish. Abra o emulador e selecione a tradução para o Português.

Baixando E Carregando Os Jogos

Antes de mais nada será necessário o download de uma ou mais ROMs de Nintendo 64. Coloque-as todas em uma mesma pasta e clique em Arquivo > Escolher o Diretório de ROM, selecione o local onde estão os jogos. A partir de então uma lista de games, com informações detalhadas, irá aparecer na própria janela do emulador. Para jogar basta clicar duas vezes em um. Caso tenha adicionado mais ROMs, aperte com o direito do mouse na lista e em seguida em Atualizar Lista de Rom.

Leia+  Conheça A História Do Emulador MAME

Configurando os Controle do Emulador

Indo em Opções > Configure Plugin do Controlador você poderá descobrir quais são, por padrão, as teclas usadas pelo emulador. Além de que poderá altera-las a seu gosto, para isso, clique em um dos quadradinhos que representam os botões do Nintendo 64 e em seguida aperte a tecla ao qual deseja associa-la.

Para uma jogatina mais agradável é ideal que se use um controle ao invés do teclado. Se for o caso, selecione em Game Device, o controlador adequado. Lembre-se que esse video game tem muitos botões e dois direcionais, portanto, na hora de adquirir um joystick leve isso em consideração.

Configurando as Opções de Video

Isso vai depender do seu gosto e do seu PC, de um modo geral resoluções menores usam menos o PC, e a ativação de filtros usam mais. Ao fazer alterações verifique a legenda, na parte debaixo do emulador, com o jogo em execução. La tem uma informação chamada FPS, com um número variando na frente, o ideal seria ele ficar bem próximo de 60.

Para configurar vá em Opções > Configure Plugin Gráfico. Escolha uma resolução tanto para a caixa Windowed Resolution quanto para a caixa FullScreen Resolution, quanto maior melhor (para alternar entre janela pequena e cheia aperte ESC). Full Screen Sync,Antiisotropic Filtering e Full-Scene Antialiasing devem ficar no máximo se o FPS não cair, o mesmo vale para Super 2xSal Textures e Always Use Texture Filter.

Minecraft Pirata

! 1 comentário até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Ph comentou: responder

    Como usa os controles de setinha??? tipo: > < ou ^