Guia De Como Wardar – Parte 2: Onde Colar As Wards

por em: , , , ,

Guia De Como Wardar - Parte 2 (1)

Agora que você já sabe o que é Observer Ward e Sentry Ward, é hora de entrarmos na parte que a maioria das pessoas realmente quer saber: como posicionar as wards pelo mapa. Para fazer isso irei mostrar imagens dos pontos mais comuns e também daqueles pontos que chamamos de “situacionais”. Você pode usar sua criatividade para posicionar wards de modo mais eficiente, mas esses são os pontos mais comuns!

Cabal Online

Na imagem abaixo você pode perceber que o mapa está um pouco diferente do que é usado na versão atual de Dota 2. Porém não se deixe enganar, a maioria dos pontos indicados ainda são usados, com o seu bom senso você vai saber adaptar à situação.

Melhores posições para Wards em Dota 2.

Em vermelho são as wards das runas, em amarelo são as wards dos morros, em rosa são as wards de lane agressivas e defensivas, em verde são as wards da jungle, em azul as wards de push e em branco as wards muito situacionais.

Wards Das Runas: Como Garantir O Controle Das Runas

Sempre que começar o jogo é bom que os suportes wardem as runas. As runas são essenciais para que o mid controle o adversário e até mesmo para que sobreviva, já que vai encher o bottle, através do qual ele vai ficar se curando.

Com as runas o mid ou algum suporte rotativo do time pode gankar de modo mais efetivo uma das lanes. O controle de runas na maioria dos jogos é algo essencial para a vitória, pois garante um bom early game.

Leia+  Dota 2 E A Ascensão Dos Multiplayer Online Battle Arena

Guia De Como Wardar - Parte 2 (3)

Além disso, os pontos em vermelhos costumam fazer com que as lanes fiquem conscientes do posicionamento dos adversários. Geralmente o mid adversário só vai gankar uma das lanes após conferir a runa, já que você tem uma ward lá, vai poder evitar o gank, ou até preparar uma emboscada, dependendo da situação. Veja como essas wards são extremamente importantes!

Por último, no mid e late game, essas wards de runas devem se concentrar mais onde fica o Roshan, o outro ponto deixa de se tornar tão importante, a ward pode ser usada em uma posição mais interessante.

Wards Dos Morros: Podem Ser Agressivas Ou Defensivas

São wards mais agressivas ou defensivas. No primeiro caso você vai poder ver o adversário farmando em seu campo pretensamente mais seguro, o que quer dizer que ele não está preparado para ser gankado ali, ótimo pra você e seu time!

No caso de defensiva, se você tem uma ward ali significa que seus adversários estão bem ousadinhos e tentando matar seus aliados mesmo quando eles estão do próprio lado do mapa e pertinho da base. Essa ward é essencial para se pensar na retomada do controle do mapa.

Wards Das Lanes Agressivas E Defensivas 

No caso essas wards são menos comuns de serem usadas. Elas servem mais para você ter uma visão boa da lane. Saber onde o adversário está e evitá-lo ou controlá-lo. Use apenas se você considerar que precisa mesmo e se outros pontos mais cruciais do mapa como a entrada de sua jungle e o Roshan já tiver wardado.

Leia+  The International 2014: A Maior Premiação do E-Sport

Wards Da Jungle: Controlando A Entrada De Sua Jungle

Essas wards servem para você controlar a entrada de sua Jungle ou espiar a do adversário. No primeiro caso é uma defesa contra ganks dos inimigos enquanto seu carry está farmando. Muitas pessoas ignoram essas wards, mas são importantes se o carry do time precisa tirar um item urgentemente ou se está atrás no farm em relação aos adversários. Digamos que são wards preventivas, para seu carry farmar com mais segurança.

Guia De Como Wardar - Parte 2 (4)

Ou no caso de ser na jungle do adversário é um modo de você saber onde os inimigos estão ou até mesmo planejar um gank para matar o adversário.

Wards De Push: Garantindo A Vistão Da Torre Adversária

Wards de push são aquelas que garantem uma boa visão por de trás da torre adversária. Assim você e seus aliados podem destruir a torre com mais segurança ou no mínimo conscientes da posição dos adversários, podendo assim reagir a alguma ação que cheguem a tomar.

Wards Muito Situacionais: Colocando Wards Em Locais Incomuns

Guia De Como Wardar - Parte 2 (5)

Às vezes você precisa colocar wards em pontos que, embora não sejam convencionais, seus adversários insistem em passar por ali. Se seu adversário sempre ganka do mesmo jeito, é bom ter uma ward naquele ponto, pra ter uma noção precisa do momento em que ele vai agir.

Leia+  Guia De Como Wardar - Parte 1: O Que São Wards?

Na terceira e última parte do Guia De Como Wardar vou falar do uso avançado de wards!

Minecraft Pirata

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!