O Que São Jogos Indies E Porque Vivemos Sua Era De Ouro

por em: , , , ,

indie-games3

Os jogos indies são uma realidade cada vez mais presente no mercado de games. Desde o surgimento de plataformas como o Greenlight do Steam, que permite aos usuários votarem jogos em desenvolvimento que querem ver lançados, criando um público de consumo prévio, os games indies vêm tomando espaço. Mas afinal de contas, do que se trata um game indie, como e por quem eles são produzidos? É o que veremos  neste artigo.

Ao contrário de jogos lançados por empresas, que contam às vezes com milhares de desenvolvedores divididos em diversas equipes (é o caso de GTA V ou Skyrim), o jogo indie é desenvolvido por um grupo reduzido, muitas vezes duas ou até mesmo uma única pessoa.

O que chamamos de “Jogo Indie” portanto não passa de uma nomenclatura para jogos independentes. Em vez de focar os esforços em gráficos estonteantes, que exige muito investimento de tempo e mão-de-obra, os jogos indies se concentram em desenvolver jogabilidades únicas.

Minecraft é o mais famoso entre os jogos indies.

É o caso de Minecraft, desenvolvido por Markus “Notch” Persson por exemplo, que atingiu mais de 10 milhões de jogadores. Em Minecraft não existe nada pré-definido, é um mundo inteiro construído de blocos dos mais diversos tipos, aos quais você pode usar para construir o que quiser, além de criar centenas de itens misturando materiais diversos.

Leia+  Provincia Móveis Claros: Mesa Para Computador Órbita

Outro exemplo é Braid, um jogo de ação-plataforma desenvolvido por Jonathan Blow no qual podemos controlar a linha do tempo, rebobinando sempre que precisarmos. Os gráficos do jogo são bonitinhos e uma história confusa que não deixa muito claro o que se passa. Braid foi por muitos anos o jogo mais bem votado no Xbox Live.

indie-games4

Os jogos indies investem muito também no gênero de “exploração”. É o caso de Gone Home, um jogo no qual você é uma moça voltando para as casas dos pais em meio a um temporal e encontra tudo vazio, a única coisa a fazer é explorar a casa e descobrir o que aconteceu.

Um jogo que particularmente gostei muito foi Don’t Starve. Você joga como Maxwell que está largado em um mundo aberto e o objetivo do jogo é sobreviver neste universo hostil o máximo de tempo possível, procurando comida e evitando conflito com animais muito fortes.

Mais um game indie famoso.

Embora existam jogos indies para consoles o mais comum é que a plataforma preferencial seja PC. Isso porque como computadores se tornaram um eletrônico doméstico comum é mais fácil de distribuir através de um instalador, tornando o jogo como acessível sem muitas dificuldades. Pelas jogabilidades surpreendentes é muito interessante sempre olhar os jogos indies que são lançados todos os anos, sempre têm muitos bem interessantes.

Minecraft Pirata

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!