O Que Os MMO Tem A Ver Com Poker?

por em: , , , ,

World Of Warcraft

Hã? É esse o artigo mesmo? Sim senhor, leitor. Pode não parecer a princípio, mas existem bastantes relações entre os dois. Pense na seguinte cena: um jovem de vinte e poucos anos olhando para a tela do computador enquanto a luz está apagada. Não há mais ninguém em casa e ele teve uma sexta­feira entediante no trabalho que ele odeia. Aquele jogo, no final da noite, é sua distração – e ele até ganha um pouco de dinheiro com ele. Apenas ele e outras pessoas ao redor do mundo – que ele só conhece por nick me que provavelmente nunca mais verá/jogará com depois daquela madrugada. Aquele jogo é a melhor parte de seu dia. Do que estamos falando? De um jogo na Poker Stars ou do War Craft? Pois é. Essa imagem foi o ponto de partida para este tópico em si.

Um dos aspectos mais fascinantes nos jogos online é ao boost que foi dado elos MMORPG, certo? Mas o que há em comum com outro mundo, que também envolve estratégia? Tentamos quebrar a cabeça e chegamos a vários pontos – de verdade – em comum entre eles. Confira.

O Seu Personagem

Num RPG clássico – seja MMO ou não – um jogador tem um papel a exercer na trama. Este jogador tem uma base de dados com seu background, história e estatísticas HP/FP e conexos). De toda sorte, um dos papeis principais de um jogador é manter­se dentro desse quadro – afinal de contas, o jogo tem que fazer sentido. Em suma, se você for um herói, não vai sair matando pessoas pelo caminho a torto e a direito, certo?

Leia+  Conturbadas estatísticas sobre Navegadores

No poker é a mesma coisa. O termo em inglês para isso é “table image” – ou seja, a imagem que a mesa tem de você. Seu stat sheet aqui é o quanto você costuma apostar, se você blefa e outros comportamentos na mesa. Em termos de “alma”, ambos os jogos tem o mesmo conceito.

Blizzard Entertainment

Quests (Aventuras)

Em suma, uma quest é uma Aventura/Missão que você e seus pals engajam­se. Você pode ser chamado para colher lenha, matar um dragão, que seja. Para atingir esse objetivo, você irá utilizar suas melhores habilidades de acordo com quem você é no MMORPG. No final das contas, o objetivo é alcançado – mas você precisa voltar para casa são e salvo.

No poker é a mesma coisa – e usamos a mesma frase do subtítulo anterior de propósito para endossar a semelhança. Embora o senso comum possa dizer que a “missão” no poker seja ganhar o máximo de dinheiro possível no menor tempo possível, na verdade o objetivo é usar suas habilidades para continuar aprendendo e, principalmente, voltar para casa vivo. Porque quando você “volta para casa vivo” no poker, isso significa que você venceu um dado campeonato. Voltar vivo significa, em suma, realizar as melhores decisões com base nas cartas que estão na mesa, no estilo de jogo dos adversários e no seu próprio – mais ou menos como num RPG, de fato.

Leia+  Stronghold Kingdoms: Download E Dicas De Como Jogar Grátis

Tesouros E Armas

No poker a medida de riqueza costuma ser o dinheiro/fichas que um dado jogador tem. Nos MMORPGs, há as chamadas gold pieces (comumente abreviadas para GP). Enquanto nos RPGs o dinheiro serve meramente para comprar equipamentos, feitiços e etc, será que no poker ele não seria só… Dinheiro?

O senso comum leva a pensar que sim, afinal de contas é sobre dinheiro que o jogo costuma se tratar. Mas, na verdade as fichas acabam por ser um instrumento no poker. Elas só viram dinheiro quando um dado campeonato acaba – ou se o jogador deixa a mesa. Mas como seriam uma arma? Você taca moedas nas pessoas que nem um Persian em Pokemon? Nope. Na realidade, você compra blefes, por exemplo. Quando você está muito bem, com muitas fichas, pode se dar ao luxo de usar essas fichas como defesa contra um inimigo mais fraco em fichas – e eliminá­lo caso ele esteja blefando. Em suma, as fichas servem como arma e como HP no poker. Utilizá­las em todos os estados do jogo é essencial para a vitória.

Fichas De Poker

Avatar

Eis um conceito que o poker online “roubou” totalmente dos MMOs. O avatar. Em suma, o avatar é a imagem (um quadradinho na maioria das vezes, é bem verdade) que o jogador escolhe para representar seu personagem para os outros que estão jogando. Em muitos – senão todos – os casos, o avatar serve para ludibriar outros oponentes. Um exemplo bem documentado nos MMO são jogadores que usam de avatares femininos para se aproveitar do pré­conceito que se tem de que mulheres não jogam vídeo­games – e, com efeito, os adversários acabam subestimando tais jogadores.

Leia+  Monotarefa e Multitarefa Preemptiva e Cooperativa

No poker isso pode ser utilizado da mesma forma. Mas, sobretudo, para ameaçar também. Um dado jogador pode colocar um avatar que tubarão (shark) que na gíria interna do esporte significa um jogador que “come” os demais na mesa. Isso pode amedrontar os demais e ser uma vantagem na utilização de blefes.

Estratégia Em Tempo Real

Real Time Strategy (doravante, RTS) é um termo que descreve um dos conceitos basilares dos MMO, sendo jogos de estratégia em tempo real. Na maioria dos RTSs, o melhor jogador é aquele que controla a maior parte do território, itens ou que tem o maior level dentre todos numa dada localidade. O objetivo é se tornar esse cara – seja por meio de diplomacia ou força propriamente dita, através de alianças com seus aliados e mesmo com seus inimigos (bem como guerra com estes).

Bom, não precisamos dizer que o poker tem o mesmo sentido, né? Você tem que tomar decisões em tempo real e, através de suas fichas e habilidades, se tornar o jogador dominante da mesa – o com mais fichas no final de um torneio. Enfim, poderíamos falar outras coisas aqui, mas ficaria mais extenso do que já ficou. Nos parágrafos acima pudemos demonstrar o que esses jogos têm em comum. Faltou algo? Conta aí pra gente.

Minecraft Pirata

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!