Dota 2 E A Ascensão Dos Multiplayer Online Battle Arena

por em: , , , ,

Personagens De Dota2

Por longas décadas os jogos mais usuais nos PCs eram os MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games). Na década de 90 tínhamos Tíbia, nos anos 2000 tivemos Ragnarok Online e World Of Warcraft, que foram seguidos por uma enxurrada de games do gênero que invadiram o mercado em virtude do sucesso que obtiveram os primeiros. Cada jogo parecia um pouco uma evolução gráfica e conceitual do antecessor.

Cabal Online

Qualquer pessoa tinha amigos que passavam mais do que horas, semanas e semanas, imersos nesses universos, pegando level, adquirindo itens raros e formando clãs. Porém parece que a era desses jogos já passou, a maioria dos jogos online mais jogados nos anos recentes se classificam em outra categoria, que ficou conhecida como MoBA, que é o acrônimo de: Multiplayer Online Battle Arena.

Um Multiplayer Online Battle Arena Chamado Dota 2

Para citar um exemplo, fiquemos com DoTA 2 (Defense Of The Ancients 2). Os servidores da Valve (empresa por trás do jogo e dos servidores do Steam) em finais de semana chegam a ter 500.000 jogadores online em partidas por todo o mundo! É um número de players surpreendente se comparado mesmo com o auge de Ragnarok e Tibia.

Uma cena de luta em Dota 2.

Não que o estilo do jogo MoBA seja “melhor” que os dos MMORPGs, o que acontece é que o público contemporâneo parece não aguentar mais ficar por centenas de horas matando repetidamente monstros para pegar level.

Leia+  A História Completa De Dota 2: Um Jogo Online Milionário

O diferencial dos MoBAs para os MMORPGs é exatamente isto, em vez de um universo em que você demorará meses para se equipar e criar uma rede de amizades, nesses jogos recentes o que existem são arenas de batalha que não duram mais do que uma hora por partida. É muito mais prático, mesmo quem não tem tempo por causa de trabalho ou estudo consegue jogar uma partida ou outra todos os dias.

Estilo dos mapas em Dota 2.

Num MoBA o mapa é dividido ao meio para as duas equipes e cada lado tem um número iguais de torres. O objetivo é chegar a base do time rival e destruí-la. Para isso os jogadores devem usar Heróis, personagens com habilidades específicas, além de destruir as torres e inimigos neutros, durante o percurso das batalhas se deve aniquilar os heróis rivais para ganhar dinheiro e comprar equipamentos mais poderosos e úteis.

Vasta game de personagens em dota 2.

Além do fácil acesso, não precisando de meses upando e se equipando (e em geral são free to play, grátis para jogar), o que atrai os players para jogos como Dota 2 é a variedade gigantesca de heróis. No caso de Dota 2 são mais de 90 heróis para se escolher. Isso torna cada batalha relativamente única e as estratégias a serem usadas dependem dos heróis da equipe rival e da sua.

Campeonatos São Rotina Em Dota 2 E Games Do Genêro

Esses jogos são tão competitivos que anualmente ocorrem diversos campeonatos profissionais. Para se ter noção de como esses campeonatos são sérios, anualmente o campeonato de Dota 2 costuma premiar o primeiro lugar com um milhão de dólares!

Leia+  Como Jogar Com O Herói Bristleback No Dota 2

Eis o terceiro motivo porque esses MoBAs são tão jogados nos dias de hoje. Eles estimulam a competição através da formação de equipes entre amigos, com o intuito de participar destes campeonatos online.

Minecraft Pirata

! 1 comentário até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Marcos comentou: responder

    O LoL é que está se dando bem aqui no Brasil.