MMORPG: Massively Multiplayer Online Role-Playing Game

por em: , , , ,

Personagens do MMORPG Dofus.

Creio que a grande maioria dos jogadores sabem perfeitamente o que é um RPG. Neste caso, um MMORPG é nada mais e nada menos do que um jogo de RPG online. Não trata-se apenas um modo multi jogador inserido no game, como é bem comum em outros gêneros, mas de uma coisa totalmente própria. Os produtos deste tipo já são construídos com o propósito de serem multiplayer e permitirem que milhares de jogadores interajam simultaneamente.

A maioria das franquias divide os jogadores em servidores, e em cada um deles existe um mundo virtual onde interagem milhares de pessoas. O custo para usar os servidores costuma ser uma mensalidade paga pelos usuários, mas muitas empresas optam por deixar o acesso gratuito e acabam oferecendo a venda de ítens e armas posteriormente.

Como Começaram Os Games Do Gênero MMORPG?

No exterior a coisa toda começou com Última Online e Tíbia, pois foram eles que deram grande popularidade ao gênero. Na coréia os jogos massivos se tornaram muito populares, e bons títulos foram lançados por lá, tal como o Lineage e o Ragnarok. Também não podemos deixar fora da lista os consagrados o World Of WarCraft, considerado por muitos o melhor, e Perfect World.

Cenário do MMORPG World Of Warcraft.

No brasil creio que a massa jogue mesmo Ragnarok e Tíbia, ambos já bem calejados no mercado. Talvez eles ainda sejam tão populares por aqui pela simples falta de representação nacional por parte dos grandes títulos modernos. Ou talvez por não termos computadores e hardware adequados, afinal banda larga por aqui é a net discada dos estrangeiros, ou mesmo por serem mais baratos… vai saber.

Leia+  Política de Privacidade

Aqui no blog nós temos um histórico regado a Ragnarok, isto porque foi o primeiro game online que joguei, temos muitas dicas de builds e técnicas sobre como jogar este título. Também há bastante conteúdo sobre o Dofus, que se tornou muito popular entre os ex-jogadores de Ragnarok. Além disso, artigos sobre Travian, Age Of Empires e outros MMOs estão sempre presentes.

Os Principais Elementos De Um RPG Em Massa

Os elementos mais comuns nos MMORPGs são basicamente os mesmos dos RPGs, a única diferença é que ao invés de jogar sozinho, como no single player, ou em grupo, como no multiplayer, nos MMOs você irá jogar com milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Normalmente você terá o controle de um avatar, que é o boneco que te representa no mundo virtual. Um objetivo bem básico é matar monstros e outros jogadores com o propósito de evoluir seu personagem. Obter recursos que lhe garantam algum dinheiro para comprar equipamentos ou outros elementos também é algo bem comum nesses games.

Como Ingressar Neste Viciante Mundo Virtual

Muitas vezes é bem difícil para jogadores iniciantes começarem uma conta nova em servidores antigos. Neste caso eles certamente terão de enfrentar os jogadores que ai estão a anos, e que portanto são mais fortes, ricos e melhores equipados do que os novatos. Nos MMORPGs onde os combates de Player Versus Player dependem da aprovação de ambos os gamers isso da uma melhorada, mas títulos onde o PVP é livre? Corre noobada!

Leia+  Aprenda Como Retirar As Espinhas De Um Peixe

Uma luta desleal no Aion.

Um coisa que facilita muito a vida de quem não tem muito tempo para evoluir o seu avatar é comprar um. Existem muitas empresas na internet que vendem contas de jogos e também equipamentos. Mas saiba que essa costuma ser uma prática proibida dentro de alguns servidores, para além de cara, já em outros a própria empresa produtora faz a venda de ítens e dinheiro virtual por grana real.

Mas eu seria inconseqüente se não lhes avisasse que os MMOs viciam, e muito. Um dos prováveis motivos é fato da interação social ser elevada. Não é incomum que se criem relações fortes de amizade, ódio ou até mesmo de amor entre os jogadores. Existem até mesmo psicólogos especializados neste assunto, sendo que eu, pessoalmente, já tive alguns amigos jogadores que chegaram a mudar de estado e se casar. É mole?

  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! 2 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Luiz comentou: responder

    Este nome, Massively Multiplayer Online Role-Playing Game, é muito grande. Eu prefiro chamar apenas de jogos massivos, ou mmogames.