Mistérios Inesplicáveis – Parte 3: Antimatéria

por em:

Tudo no universo vem em dupla, e como diriam os romancistas: “Os opostos se atraem”. O sol tem a lua, o norte tem o sul, o frio tem o calor, o elétron tem o próton e por ai vai. E a matéria? Bem a matéria tem a antimatéria!

Não se sabe ao certo por que nossa galáxia é constituída de matéria ao invés de seu oposto. Nem se existem galáxias formadas exclusivamente desse material. Muito se espicula mas o fato é que elas comprovadamente existem, são opostas, se atraem e se destroem mutuamente gerando grandes quantidades de enegia.

Em 1932 os pósitrons, oposto ao elétron foram descobertos por Carl Anderson. Em 1955 pesquisadores da Berkeley Bevatron produziram o primeiro antipróton. Em 1998 a  Organização Européia para a Pesquisa Nuclear criou o primeiro antiátomo, o oposto do átomo mais simples que existe, o de hidrogênio.

A Nasa estuda a já algum tempo formas de criar um motor movido a matéria-antimatéria. Com uma capacidade de produzir energia trezentas vezes superior a fusão nuclear seriam necessários apenas dez gramas de antipróton para levar um ônibus espacial a Marte.

Ja fazem mais de cinco décadas que o cientista Paul Dirac apresentou suas teorias ao mundo, mas as investigações empíricas e descobertas acerca desse mistério estão apenas começando.

 

Índice de Mistérios Inexplicáveis


Parte 1: Extinções Em Massa

Parte 2: Viagens No Tempo

Parte 3: Antimatéria

Parte 4: Existe Água Em Marte

Parte 5: Antes do Big Bang


  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! 1 comentário até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Bruno comentou: responder

    o ruim é que os meios de fazer isso hoje em dia sao ineficientes e precisam de um espaço muito maior do que um motor
    por exemplo, o LHC =P