Jaspion: A História, Curiosidades, Fotos E Videos

por em: , , , ,

O Fantástico Jaspion - sériado japonês de sucesso no Brasil

Kyojuu Tokusou Jaspion, ou O Fantástico Jaspion, como ficou conhecido em nosso país, é uma série da televisão japonesa que fez muito sucesso onde foi transmitida. No Brasil, sua exibição aconteceu entre os anos 1988 e 1997 através de várias emissoras diferentes. Nesta matéria, apresentaremos a história, o sucesso e algumas brincadeiras que aconteceram com a série desde o dia que ela apareceu nas telinhas.

O Fantástico Jaspion, que no Japão tinha seu título original traduzido para “Investigador de Monstros Jaspion”, é uma série japonesa que pertence ao gênero “tokusatsu”. Esse nome remete aos filmes ou seriados live-action do Japão que contam com efeitos especiais e o emprego de várias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outros.

Jaspion com atores reais, modelismo e muitos efeitos especiais.

Produzido pela Toei Company, Jaspion foi originalmente exibido no Japão entre 15 de março de 1985 e 24 março de 1986. Neste curto período de pouco mais de um ano, o seriado contou com 46 episódios e foi transmitido pela TV Asahi, canal japonês de TV a cabo.

Leia+  O Que São Jogos Indies E Porque Vivemos Sua Era De Ouro

Jaspion No Brasil E O Seu Salto Para Vários Canais Da Televisão

Aqui no Brasil, a extinta Rede Manchete exibiu Jaspion a partir de 1988 e manteve a transmissão até meados de 1994. Porém, desse ano em diante, o seriado passou para a Rede Record que o manteve no ar até 1997. No entanto, novamente, a série mudou de mãos e foi para a CNT/Gazeta onde foi transmitido por pouco tempo.

O Fantástico Jaspion.

A série obteve um sucesso inédito para o gênero. Seriados de origem japonesa, como Ultraman, não conseguiram alcançar o patamar de Jaspion por aqui. Por conta de seu bom resultado, uma febre por super-heróis japoneses e uma tendência para a importação de novas séries de “tokusatsu” iniciou-se no Brasil. Comenta-se que o sucesso da produção foi tamanho que conseguia superar a Globo e o programa da Xuxa que liderava a audiência até então.

Leia+  Assista OnLine O Fã Video: “Street Fighter Legacy”

Conhecendo Mais Sobre A História Do Fantástico Jaspion

Em um planeta muito distante da Terra, o profeta Edin encontrou um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial, acidente no qual seus pais não resistiram. Acreditando nas profecias da bíblia galáctica que falava a respeito de um guerreiro celestial que salvaria o universo das forças do mal, Edin adota o jovem e o chama de Jaspion.

Jaspion e Daileon contemplando um flashback.

Após descobrir seu destino, Jaspion aceita de seu pai adotivo os equipamentos que o ajudariam a combater a terrível ameaça do Império dos Monstros comandado pelo temível Satan Goss. Entre os itens que recebeu de Edin estavam a armadura Metaltex (feita com o metal mais resistente do universo), a assistente androide Anri, e a nave espacial Daileon, que tem a capacidade de se transformar em um robô gigante.

Leia+  Mistérios Inesplicáveis – Parte 4: Existe Água Em Marte?

Após se aventurar em alguns planetas desconhecidos em busca dos fragmentos da bíblia galáctica que havia se perdido, Jaspion acaba chegando à Terra, lugar onde Satan Goss pretendia submeter. Após aliar-se a novos amigos, o super-herói começa a sua jornada de batalhas aqui em nosso planeta para derrotar o seu temível inimigo.

As Brincadeiras Com Jaspion Despertam Gargalhadas Até Hoje

Apesar do sucesso no Japão, aqui no Brasil e em outras partes do mundo, o seriado, como qualquer outra coisa em nosso planeta, teve o seu período de fama e foi esquecido depois de um tempo. No entanto, Jaspion ganhou fôlego novamente com a popularização da internet, embora tenha sido em um formato completamente diferente do original. As paródias tomaram conta das músicas da série e fizeram muitas pessoas darem gargalhadas por causa do resultado. Confira o “Coma um boi”:

O vídeo acima foi criado por ninguém menos que Marcos Castro, comediante que hoje faz bastante sucesso no YouTube com vídeos envolvendo a cultura nerd. No entanto, apesar dos bons resultados de sua criação, a reprodução teve como inspiração outro vídeo de qualidade excelente e que provavelmente vai fazer você dar boas gargalhadas se ainda não viu. Confira “O Cara Tossiu”:

E essa é só uma parte das brincadeiras envolvendo o seriado. Mas deixaremos apenas esses dois vídeos e um breve resumo de sua trama para instigar a curiosidade pela busca de mais informações a respeito de Jaspion. Sua belíssima história de sucesso em todo mundo, principalmente no Brasil, e outras paródias produzidas baseadas na série com certeza vão consumir vários minutos do seu dia.

Minecraft Pirata

! 1 comentário até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Hunter comentou: responder

    Bons tempos, eu tinha muito medo do Satã Goss…