Como Instalar O Windows 7 Sem CD, DVD Ou Pen Drive

por em: , , , , ,

Está é uma técnica um pouco incomum e bem simples de ser executada, com ela você poderá fazer uma instalação limpa do Windows 7 sem a necessidade de ter um driver de CD, de DVD, um Pen Drive ou qualquer outros meios convencionais. Tudo o que o usuária vai precisar é de um ou mais HDs internos ou externos.

Copiando Os Aquivos De Instalação Do Windows Para O Disco

Se o seu PC tem apenas um HD será imprescindível que ele seja dividido em duas partições, isto porque não será possível formatar-lo e fazer uma instalação limpa caso os aquivos de instalação estejam no mesmo local onde o sistema será instalado.

Vamos partir do pressuposto que você irá colocar o seu Windows 7 no disco C:, sendo assim copie todos arquivos de instalação para o disco D:, diretamente para o raiz dele, não use nenhuma pasta intermediária ou pode ser que não funcione.

No entanto como você vai copiar os arquivos de instalação do windows eu não sei, se não estão disponíveis nenhum dispositivos de entrada de repente pode-se puxar os arquivos de uma rede interna, da internet ou sei la de onde.

O Segredo É O Gerenciador De Boot Chamado EasyBCD

Agora que foi feita a cópia dos arquivos de instalação do windows para um local separado nós vamos usar o EasyBCD para inicializar o computador a partir deste local. O EasyBCD é um gerenciador de boot que nos permite instalar mais de um sistema operacional ao mesmo tempo, ou inicializar o computador a partir de imagens ISO, discos virtuais, unidades USB ou e por ai vai.

Leia+  Free Hosting: Hospedagem De Site Grátis Com PHP E MySQL

Portanto faça o download do aplicativo no site oficial, é só digitar um nome, um e-mail e clicar em download. Instale e  abra o programa, vá em Add New Entry, depois clique na aba WinPE, que fica na seção de baixo, e preencha o formulário.

Em Type deixe como está, em Name coloque o nome que você quer que apareça no menu de inicialização, e em Path selecione o caminho do arquivo WinPE, que deverá ser algo como D:/sources/boot.win, lembrando que a letra poderá ser diferente na sua máquina, agora finalize com um Add Entry.

Tela Principal Do Gerenciador De Boot EasyBCD

Depois disto quando você reiniciar o computador vai aparecer um menu que irá lhe permitir ou abrir o seu Windows atual ou instalar um novo a partir do disco rígido, e se tudo foi feito corretamente a instalação irá seguir de modo normal, tal como se estivesse sendo feita a partir de um DVD ou um Pen Drive.

Dicas E Considerações Finais A Respeito Desta Técnica

Vale ressaltar que o usuário poderá correr o EasyBCD a partir de do Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. Fora que apesar de este tutorial exemplificar apenas como instalar o Windows 7, nada te impede de testar em outras versões do Windows, para isso basta saber onde fica o arquivo WinPE de cada um deles.

E é desse modo que pode-se instalar o Windows 7 a partir de um HD, mesmo sem ter unidades de DVD ou Pen Drive, é um método simples interessante que além de tudo é mais rápido e eficiente que os meios convencionais.

Leia+  Como Criar E Implementar Ícones Em Páginas Web

E vamos falar um pouco de games agora? Então venha conhecer o servidor Cabal Nexus, que diferentemente de muitos projetos por ai, já vem atuando a muitos anos no mercado sem dar pra trás. E o primeiro passo para entrar no universo do Cabal Online é ler o nosso guia e aprender a baixar e instalar o jogo, que de quebra é de graça!

Minecraft Pirata

! 30 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Wellington comentou: responder

    Eu queria saber se da para entrar na formatação sem o programa apenas pelo boot com a iso desmontada em uma partição no hd, como em um Pen Drive bootavel, escolhendo-o pela bios ao reiniciar?

  2. Fernando comentou: responder

    Meu PC esta com uma tela azul e só mexe com as setas, quero formatar, mas sem CD, DVD ou pendrive, tem como?

  3. Damielcio comentou: responder

    Quero atualizar meu Windows 7, o meu computador esta muito lento, parado demais, nem o antivirus eu consigo rodar na maquina.

  4. Douglas comentou: responder

    Que bosta de explicação!

  5. Lincoln Gabriel Silva Medeiros comentou: responder

    Ola,preciso de ajuda, no meu caso o windows que tenho instalado e muito antigo e eu nao sei se vou conseguir realizar esse processo voce poderia me orientar como atualizar ou instalar o windows mais recente obrigado

  6. Alvaro Tolda Lima comentou: responder

    Boa tarde a matéria do saite está muito resumida por esse motivo que as pessoas não entenderam inclusive eu . falta dar nais detalhes das etapas ; o que é raiz da partição ? Alvaro .

    1. gadarf comentou: responder

      Não é um tutorial básico, é preciso conhecer um pouco de informática para segui-lo.

      A raiz de uma partição normalmente é o C:, mas vai depender das suas configurações.

  7. Avai comentou: responder

    Belo tutorial….testei com windows 7…mas tentei com xp e no easyBCD nao consegui o caminho para instalação, pois xp nao usa .wim

  8. Guilherme comentou: responder

    Se eu não quiser fazer uma instalação limpa, só atualizar o windows.
    Posso executar a ISO direto do C:/ e usar como se fosse um update de CD?

  9. ELTON KRAEMER comentou: responder

    Ótima dica esta, amigo Gadarf.

    Gostaria de saber se posso utilizar esta técnica em um HD interno SATA? (Neste caso, destaco que já tenho outro HD interno com o Windows 7 instalado na mesma máquina).

    Caso seja possível, poderei utilizar sem quaisquer erros, este HD interno (agora bootável com Windows, por exemplo, Windows 7) em outra máquina para fazer formatações? (tal como se fosse uma mídia de boot do tipo CD/DVD ou pen drive).

    Observação: Efetuei a copia dos arquivos de instalação de um DVD do Windows7
    para um HD sata interno (cuja partição está definida no formato NTFS e está como primária e ativa) e após isso, reiniciei o mesmo PC (que já tinha um HD IDE instalado e rodando o Windows 7 nele), ativei a tela de boot e selecionei o HD sata. O que aconteceu: neste PC toda a etapa inicial correu bem (relativa às telas que tem aqueles assistentes de pré-instalação do Windows). Não cheguei dar cabo à formatação (pois estava confiante de que as mesmas telas iriam aparecer em qualquer outro PC). Quando desconectei o HD interno SATA (com o boot do Windows 7) desta máquina (em que preparei o HD bootável) e conectei em outro PC, veio então, a grande surpresa: Liguei o outro PC e dei boot nele por este HD interno bootável, e, em seguida, a inicialização até começou, porém, quando devia aparecer a tela dos idiomas de instalação do Windows7, simplesmente aparecia em seu lugar, a famosa tela azul da morte. Ressalto aqui também que, refiz várias esse mesmo teste e também fiz testes utilizando este mesmo HD interno no formato FAT32 e com partição primária e ativa: porém, o resultado foi pior ainda.

    Destaco também que, para estes testes, não utilizei o aplicativo EasyBCD. Poderei até testá-lo, tendo em vista que pude tomar conhecimento somente hoje deste programa.

    Desculpe-me pelo excesso de informações.

    Muito grato, desde já.

    Fico no aguardo.

    1. gadarf comentou: responder

      Faça um teste, e conte para nós.

      Mas se entendi direito, para esta tarefa seria mais interessante um programa de backup bit a bit, como o Ghost.

      Com ele você cria uma imagem exata do HD e pode replica-la.

      1. Dillan comentou: responder

        Ai mano com o easybcd funciona do jeito que você quer fazer

  10. Mateus comentou: responder

    Não sei se vai me responder ou eu já vou ter resolvido, mas to com win7 e ta um lixo só acesso por modo de segurança não to querendo comprar cd pra instala o xp então tentei por usb não consegui ai vi esse programa e não achei esse negoço de boot.wim aí mas eu fui em iso e coloquei a iso do winxp e reiniciei e escolhi lá o windows xp e começo aquela tela azul de instalar e lendo os drivers aí do nada tela azul da morte será que é a .iso que deve ter algo corrompido ou eles dão tela azul pra não completar obs*tentei com duas .iso pt-br e ingles..

    1. gadarf comentou: responder

      Não sei se a forma como você fez funciona.

      Era só você descompactar a ISO que iria achar o boot.win

  11. leo comentou: responder

    funciona com widows xp?

  12. joão comentou: responder

    Oi, você tem os arquivos de instalação do windows 7 é que tenho o windows 8 e não encontro pra baixar na internet.

  13. Menezes de Almeida comentou: responder

    amigos adorei o site, tentei seguir os procedimentos mas não consegui terminar porque ñ encontro a combinação do path, gostaria que me ajudassem por favor

    1. gadarf comentou: responder

      Não vejo muito como ajuda-lo, o caminho é onde você colocou os arquivos do CD de instalação do windows.

      Pode ser D:\sources\boot.wim, ou E:\sources\boot.wim, depende do seu sistema.

      Devo observar que os arquivos devem sempre ser copiados para a raiz da partição.

  14. henrique comentou: responder

    Achei bem interessante!

  15. Rodrigo comentou: responder

    Tutorial muito bem feito , oi de grande ajuda, explicou muito bem
    eu estava tendo um problema com a inicialização da instalação do meu linux pelo usb e estava louco atras de uma alternativa ou solução porque nao instalei a unidade de cd/dvd , agradeço a ajuda

  16. Igor Guidelli comentou: responder

    É possível abrir arquivo .nrg no easybcd ?
    Estou tentando reinstalar o windows 7 e tenho a imagem em .nrg !!
    Obrigado

    1. gadarf comentou: responder

      É preciso ter os arquivos descompactados para usar esta técnica, use o Daemon Tools para extrair sua imagem.

  17. Joatan comentou: responder

    Onde encontro o arquivo WinPE no cd do XP Profissional SP3?

  18. gadarf comentou: responder

    Nós precisamos do EasyBCD e portanto de algum Windows previamente instalado.

    No entanto no site oficial do EasyBCD diz que o programa pode ser iniciado a partir de um PenDrive também.

  19. Edivaldo Ramos comentou: responder

    Queria saber se esta opção é válida para fazer instalações em computadores que não têm instalados nenhum sistema operativo, ou seja a 1ª instalação. Pq pelo que apercebi vamos instalar um programa num windows já existente no computador, e no meu caso o computador não está a perminir instalações a partir de CD/DVD nem pelas portas USB.
    Obrigado

  20. gadarf comentou: responder

    Eu nunca testei, mas pela foto ali em cima da pra ver uma aba escrito Linux/BSD.

    Da uma procurado no site do fabricante do programa.

  21. Evandro Mendonça comentou: responder

    Cara, esse método funciona pra instalar linux também?

    Estou tentando instalar o Ubuntu 13.04 a partir do HD, mas até agora só achei tutoriais específicos para Windows.

  22. danilo comentou: responder

    Valeu, deu tudo certo!