Instale Seu HD Sata No Windows XP Sem Disquete

por em: , , , ,

Instale Seu HD Sata No Windows XP Sem Disquete Com O nLite

É sempre uma alegria fazer um upgrade no seu computador. Trocar aquele seu velho monitor de tubão por um LG Flatron grandão não tem preço. E quando seu HD já está lotado de vídeos baixados do youtube, ou de filmes, que mesmo reduzidos e convertidos para rmvb teimam em não caber mais. Só lhe resta comprar outro! Mas e se você usa e gosta do bom e velho windows xp? Poderá descobrir que instalar a sua nova aquisição pode não ser tão simples.

Acontece que o XP não reconhece, sem ajuda, um HD sata. Existem algumas opções para burlar isso. A mais simples é se sua placa emula as entradas satas fazendo com que o windows as veja como uma entrada IDE normal. Nesse caso você não precisa fazer nada. O outro modo é copiar o driver da controladora sata contido no CD da placa mãe para um disquete. Ao iniciar a instalação do sistema operacional pressiona-se a tecla F6 e faz-se o reconhecimento da controladora. Acontece que disquetes são complicados hoje em dia e se você não tiver acesso a um só lhe resta criar um CD do windows já incluso o driver sata correto.

Algumas Considerações Preliminares

Não há outro meio, o windows xp não lhe permite de jeito algum que se use um CD ou pen drive. Ele aceita disquete e somente disquete, e como bem sabemos, mesmo quando um desses parece bom ele pode estar ruim e dar erro. E se não dispor de um em pleno funcionamento terá de incorporar os drivers ao próprio disco do windows.

Leia+  Análise De Star Trek Online: MMORPG Grátis Para Jogar

Os drivers corretos são encontrados no CD da placa mãe e não no do HD. Caso não tenha o CD procure no site do fabricante. Além disso ao criar seu disco do windows personalizado com o nLite, ele servirá apenas para instalar HD sata nas placas mães as quais você colocou os drivers específicos para ela. Outros computadores cujos drivers sata não foram incluídos não poderão ser instalar com seu CD.

Tendo isto em vista o primeiro passo é baixar o nLite, separar os drivers desejados e ler atentamente o próximo tópico.

Criando Um CD Com Os Drivers Integrados

Agora instale e abra o programa recém baixado. Será iniciado um assistente para configuração. Na primeira tela, a de boas vindas, escolha o idioma português do brasil. Na segunda basta escolha o local onde está localizado o windows original. Pode ser um leitor de CD ou mesmo uma cópia no HD. Feito isto é preciso escolher uma pasta onde será guardado o windows em sua versão modificada.

Localizando a cópia do windows.

Na tela de configuração salva clique em próximo, a menos que queira usar uma. Na seleção de tarefas acione integrar drivers e criar ISO bootável, não se esqueça, deixe as duas opções selecionadas antes de ir para a próxima tela.

Escolhendo o que fazer.

Aperte em inserir e escolhe entre colocar um driver único ou uma pasta com vários. Após a inserção de todos os drivers desejados dê um próximo. Quando questionado sobre iniciar o processo aperte em sim para irmos para o último passo.

Leia+  Violência contra o carioca na estação de Madureira

Agora vem a criação da ISO, não tem segredo, coloque as opções adequadas, como dispositivo de destino e nome do CD. O modo de gravação mais simples é o de Gravação Direta ele cria a ISO e já grava no CD. Agora é só instalar seu novo windows xp com drivers sata integrados. É isso!

  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! 5 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. JOSE ANTONIO comentou: responder

    Explicação clara e objetiva. Instalar XP e WIN 7 em HD sata só com diver da placa, o que não se obtem com facilidade no site da Pl. Mãe.
    É o meu caso que tenho uma Placa FOXCONN M 61 PMV.

  2. Luis comentou: responder

    Nenhum windows XP reconhece HDs sata automaticamente, talvez você tenha uma cópia com os drivers já inclusos.

    E nem todos querem o windows 7.

    Eu gostei da solução, pode ajudar aqueles que pretendem manter seu velho win xp e estão tendo dificuldades.

  3. Anonymous comentou: responder

    Bem vindo á internet…
    E Windows XP já foi aposentado ano passado, não terá mais atualizações para ele… prá quem tem um PC com 1GB RAM e processador acima de 1GHz, não compensa mais usar o XP, e sim o 7.
    Aí você dirá: mas tem coisa que não funciona no Win7… para isso existe o modo XP.

  4. Anonymous comentou: responder

    na boa, desde o sp1 o xp reconhece todos modelos e tamanhos de hd sata, quem sabe utilizar uma versão um pouco mais atualizada que a 1ª resolva o problema.

  5. Marcia comentou: responder

    Comigo funcional legal, esse windows xp tem uma falha grande em permitir apenas o uso de disquetes para drivers de HD.