Como Instalar O Windows 7 E 8 Pelo PenDrive

por em: , , , ,

windows-8-pendrive

O Windows é um sistema operacional bastante versátil e com funcionalidades extremamente úteis. Não é a toa que a opção da Microsoft é o software da categoria mais popular do mundo. Duas das versões mais utilizadas desse SO muito provavelmente equipam alguma máquina que você utiliza no seu dia a dia. É por isso que este tutorial ensinará os leitores a instalar o Windows 7 e 8 pelo pendrive.

A instalação pelo pendrive se faz necessária quando não possuímos a mídia de instalação do SO. A compra de uma licença é um dos casos em que isso ocorre, pois a Microsoft apenas disponibiliza um link para download do arquivo ISO. No entanto, os casos de notebooks ou desktops sem drive de CD/DVD também exigem a instalação via porta USB.

Independente de qual seja o seu caso, este tutorial para instalar o Windows 7 e 8 pelo pendrive com certeza será útil. Mas antes de começar o processo, temos que realizar alguns preparos iniciais. Para esta parte do tutorial, consideraremos que você já tenha o arquivo ISO disponível ou mesmo uma cópia da mídia de instalação.

Transferindo Os Arquivos Do Windows 7 E 8 Para O Pendrive

O processo para criar um pendrive de instalação do Windows é praticamente idêntico ao método utilizado para criar uma DVD para o mesmo fim. Usaremos o Windows 7 USB/DVD Download Tool, ferramenta oficial da Microsoft que pode ser baixado através deste link. Apesar do nome, o processo é válido para as duas versões do SO.

Leia+  UbiSof Libera FarCry Para Download Gratuito

Criando um pendrive de instalação.

Como dissemos, os passos são praticamente os mesmo: escolha o arquivo ISO cujo conteúdo deve ser copiado, selecione o pendrive a ser utilizado na instalação (lembre-se de salvar todo o conteúdo dele!) e aguarde o processo ser finalizado. Depois de pronto, plug o pequeno dispositivo no computador para que possamos dar início a instalação.

Como Instalar O Windows 7 E 8 Pelo Pendrive

Agora é necessário dar o “boot”, ou seja, iniciar o sistema pelo pendrive. O processo para configurar essa parte é o mesmo em ambas as plataformas. Será necessário entrar no setup da BIOS e alterar a ordem com a qual o computador inicia. Altere para que o PC faça a inicialização pela porta USB, lugar onde o pendrive estará espetado. Depois, ligue a máquina e aguarde o conteúdo do pendrive carregar.

Windows 7 - idioma

Depois disso, uma janela para a escolha do idioma de exibição e do teclado aparecerá. Escolha a opção de acordo com a sua preferência e prossiga. A próxima janela mostrará os termos do contrato para utilização do sistema. Após ler todo o conteúdo, marque a opção “Aceito os termos de licença” e continue.

Windows 7 - opções instalação

Quando estas duas opções forem exibidas, escolha a de baixo caso deseje fazer uma instalação limpa. Caso contrário, selecione a opção de cima. O mais provável é que a opção inferior seja a mais adequada para o nossa situação, já que estamos instalando o sistema do zero e descartando todo o conteúdo do HD.

Windows 7 - opções partição

No passo seguinte, selecione “Opções de Drive”, exclua todas as partições existentes e crie uma nova partição. Os botões são autoexplicativos e basta seguir esta ordem para que tudo ocorra certo. Depois de ter criado a nova partição (provavelmente duas delas aparecerão), selecione a maior delas e clique no botão para prosseguir.

Leia+  Monotarefa e Multitarefa Preemptiva e Cooperativa

Windows 7 - carergando

Neste momento, será necessária muita paciência. O processo costuma levar, em média, 30 minutos, mas esse tempo pode variar dependendo das configurações do seu sistema. Passadas todas as etapas dessa parte (o computador pode precisar reiniciar algumas vezes), basta apenas seguir com o processo de personalização inicial (nome do computador, senha, ajuste do relógio e ativação do Windows) para que o computador esteja pronto para uso.

Windows 7 - início

Lembrando que os passos acima podem diferir um pouco entre um sistema e outro, mas, no geral, a sequência de instalação é exatamente essa. Portanto, não há o que temer: se algo der errado, basta apenas iniciar o processo de novo para que você verifique se esqueceu de fazer algum dos passos.

  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! 1 comentário até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Emílio Gondim comentou: responder

    Amigo, gostei da dica de como dessossar um peixe. Valeu. Obrigado