Inquisição

por em:

Em 2550 a.C. os Egipcios edificaram a piramde de Gizé, a única das sete maravilhas do mundo antigo ainda existentes. Em 384 a.C nascia Aristóteles, que lançou seus estudos sobre lógica, filosofia, física e outros que influenciam a cultura e ciência do mundo ocidental até os tempos de hoje.

 

Então nascera Jesus, um homem tão importante que mudaria a face do mundo com suas pregações acerca do amor pelo próximo. Séculos após, uma instituição seguidora de Cristo, chamada Igreja Católica Apostólica Romana, cria a Inquisição. Cristo disse: “Perdoe-os pai pois não sabem o que fazem”, seus seguidores disserem “Queime-os”.

Foi criada em 1183 no Concílio de Verona e assim como outras ações da Igreja foi um dos maiores retrocessos da história humana. A inquisição era responsável por julgar os supostos Hereges, enquanto cabia ao Estado executar a sentença. Dessa forma a Igreja lavava as mãos dos crimes que cometia. Os mais variados tipos de torturas eram usados no julgamento para abrandar os pecados dos infiéis e para trazer através da espada mais almas para a casa do senhor, seja viva ou morta.

Você poderia ser acusado pelos santos inquisidores por tomar banho, afinal quem tem a alma pura não precisa de banho. Por ser judeu, muçulmano, homossexual, por discordar da Igreja ou simplesmente por ser um gênio e descobrir coisas como o fato de a Terra girar ao redor do sol (motivo pelo qual galileu fora condenado). Uma mulher com mamilos enrugados era obviamente uma excelente prova de que ela amamentava o diabo. Era muito comum alguém denunciar um membro da familia ou um inimigo a fim de livrar-se dele.

Leia+  Como Instalar O Windows 7 E 8 Pelo PenDrive

Os julgamentos se davam muitas vezes em praças publicas para o divertimento do povo. Os argumentos de acusação incluíam tesouras, alicates, garras metálicas para destroçar seios e mutilar órgãos genitais. Além de mecanismo de tortura mais sofisticados como a Virgem de Ferro, A Roda do Despedaçamento ou As Máscaras Da Infâmia. Se restasse algo, eram queimados vivos ou aprisionados perpétuamente. Todavia, para uma maior glória do senhor Jesus os bens dos culpados eram confiscados pela Igreja, pelo Estado, pelos inquisidores ou por ambos.

Foi criado o Index (Index Librorum Prohibitorum), uma lista de livros proibidos. Cientistas, filósofos, Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Vitor Hugo, inúmeras fontes de cultura que contribuiriam para o crescimento do ser humano e da sociedade foram silenciados pelos homens de deus. Só apenas em 1966 a Igreja deixou de publicar o insano Index. Era uma censura santa. O index também servia a propósitos políticos, sociais e dogmaticos. Afinal, uma sociedade sem cultura não crítica e não pergunta, apenas segue, o que servia tanto aos propósitos do Estado como da Igreja. O que ajudou, e muito, a por o homem na idade das trevas e retardar sua evolução, que já é naturalmente vagorosa.

Essa cultura foi substituída por livros insensatos como o Malleus Maleficarum (Martelo Das Bruxas). Escrito por monges dominicanos era um manual para ensinar os inquisidores a reconhecer, investigar e condenar, um verdadeiro manual de caça as bruxas. Também de origem dominicana era o Directorium Inquisitorum (O Manual dos Inquisidores) que continha todas as bases do funcionamento do Santo Oficio (Inquisição). As mulheres eram as que mais sofriam. Centenas, milhares ou milhões delas foram vitimadas, a quantidade não se sabe ao certo.

Leia+  Como Gravar Vídeos De Jogos Com O Fraps

Muitos historiadores atribuem a culpa ao Estado, alegando que de fato a Igreja não participava das atrocidades. Outros atacam a mesma. Alguns tentam suavizar a culpa de ambos devido ao fato de a época ser, digamos, assim mesmo: violenta. Eu creio que ambos os três aspectos tem a sua verdade mas talvez achar os culpados não seja o mais importante, o que importa é não nos esquecermos desses erros para não tornarmos a faze-los.

No mais, a Inquisição foi extinta em 1821. Em seu lugar foi fundada a Congregação para a Doutrina da Fé. Entretanto as bases desse mecanismo de morte ainda existe, no ódio, na indiferença e nos preconceitos que infelizmente fazem parte do confuso coração humano.

 

Minecraft Pirata

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!