Hospedagem Grátis Com ASP E MS Access É No WebNG

por em: , , , ,

WebNG da suporte a ASP 3.0.

Vimos por aqui várias análises de servidores de hospedagem grátis, e outros nem tão grátis assim. Alguns possuem poucos recursos, enquanto seus concorrentes oferecem ferramentas poderosas como o PHP e o mySQL. Neste artigo iremos falar sobre o WebNG, que é bem diferente dos demais por dar suporte a linguagem de programação ASP, em detrimento do popular PHP. O WebNG é totalmente grátis e lucra com propagandas inseridas em todas páginas hospedadas nele.

A criação da conta é bem simples, e ela fica ativa na hora, através do e-mail de confirmação. Você tem um limite 10GB para transferência de dados e recebe 350MB de espaço em disco para armazenar seus arquivos. O acesso a eles se da pelo gerenciador no painel de controle ou por um programa FTP de sua preferência.

Como Fazer O UpLoad Dos Seus Arquivos

No e-mail enviado haviam os dados de login e os endereços para entrar no FTP. No momento do teste o ftp.webng.com não funcionou, mas o ftp2.webng.com funcionou perfeitamente. Eu usei o mesmo login e senha que havia informado na hora do cadastro.

Também é possível enviar os arquivos acessando o File Manager, pelo painel de controle, basta apertar o botão Easy File Uploader. O legal é que o esquema deles é muito prático, podendo-se fazer o envio em lote e navegando através de uma árvore parecida com o Windows Explorer. O chato é que precisa instalar um controle Active X no navegador, que só funciona no IE.

Leia+  X10Hosting Review, O Melhor cPanel Em Hospedagem Grátis

Tela do gerenciador de arquivos do WebNG.

Apresentando O Painel De Controle E O Álbum De Fotos

O painel deles é bem simples e organizado, não é bem um cPanel, mas eu gostei. Através dele podemos acessar as principais configurações do serviço. Da pra ver as estáticas de uso de recursos e modificar as informações da sua conta facilmente.

O painel do controle do servidor do WebNG.

Também é possível alterar o subdomínio padrão, que fica parecido com seunome.webng.com, para um domínio próprio. Além disso tem um botãozinho chamado Photo Album Gallery, onde é permitido criar álbuns de fotos e adicionar imagens, apesar de que no momento em que eu testei, este sistema estava dando erro.

Como Instalar Aplicativos CMS No WebNG

Via de regra não da pra instalarmos aplicativos como WordPress ou phpBB, pois estes se utilizam de PHP e mySQL, sendo que o WebNG da suporte apenas para ASP e MS Access Database. Apesar disso na aba Application do painel temos vários scripts de instalação. Eles funcionam bem, bastam dois cliques e esta tudo pronto, mas nada é instalado na sua conta.

Gerenciamento de aplicativos CMS.

Por exemplo, se você configurar o sistema Joomla, ele não será acessado pelo endereço seunome.webng.com, e nem os arquivos dele poderão ser gerenciados pelo FTP. Seu site criado através desse método irá para: joomla.webng.com/seunome, e o painel de controle ficará em: joomla.webng.com/seunome/administrator. Isto certamente é bem incomum e inconveniente.

Leia+  Menu Deslizante Com Imagens Feito Em CSS Puro

Outros Recursos E Considerações Finais

Existem outros recursos gratuitos prometidos na home page do site, tais como: SSI, Security Enhancement, compressão de arquivos e hospedagem de áudio e video. Sendo que por cinco dólares você pode aumentar um pouco o que lhe é oferecido, passando a ter 10GB de espaço e um limite de transferência de 300GB, e de quebra ainda se livra da propagando obrigatória.

Sinceramente se for pagar creio que existem empresas bem melhores no mercado. Mas o WebNG pode lhe ser muito útil, tanto para fazer algum teste quanto para aprender sobre a plataforma e a linguagem. Até porque não temos muitos servidores com suporte a ASP gratuitos dando sopa pela net. É isso!

  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!