A História Do Minecraft: A Ascensão De Markus Notch

por em: , , , ,

markus notch persson

Ao entrar em contato com o jogo Dwarf Fortress, Markus “Notch” Alexej Persson, o criador de Minecraft, simplesmente perdeu a cabeça e jurou a si mesmo que faria um jogo parecido com aquele, só que melhor. Para isso largou o emprego estável e passou a participar de fóruns de desenvolvedores indies, foi onde acabou entrando em contato com Infiniminer, o jogo que definitivamente daria forma ao famoso Minecraft.

A maioria das inspirações de Markus Notch eram jogos de estratégia misturados com simulação, como Dungeon Keeper, RollerCoaster Tycoon e Dwarf Fortress. Dwarf Fortress especificamente foi um marco para o criador de Minecraft, pois sendo um jogo sem objetivo final para se completar o jogador estava livre para criar a sua própria história e interagir com o ambiente da sua maneira.

Leia+  Como Funciona A Área De Crafting No Minecraft

A Entrada de Notch Na Comunidade De Desenvolvimento Indie

Durante sua convivência na comunidade indie, que produzia jogos com mecânicas fantásticas, Notch percebeu que para um jogo ser bem sucedido a jogabilidade era mais importante do que gráficos estonteantes, por isso ele focou seus esforços na programação mais do que no visual. No próprio Dwarf Fortress, embora a programação do jogo seja avançadíssima e tenha características que nenhum outro jogo implementou, todo o seu gráfico é composto de letras e outros caracteres. Ainda assim o jogo excedeu o número fantástico de 1 milhão de downloads!

Infiniminer

Enquanto trabalhava num jogo medieval meio indefinido Notch por acaso acabou testando Infiniminer (veja na imagem acima como o jogo é muito parecido com Minecraft) e mudou totalmente seu projeto. Em 2009 Notch postou o seguinte vídeo no youtube:

Era Minecraft nascendo! Infiniminer tinha tudo para ter sido um jogo de sucesso, porém seu código vazou na internet e o programador, Zachary Barth, acabou perdendo controle de sua criação, porque qualquer pessoa com um pouco de conhecimento na área podia modificar o jogo e lançar novas versões com pequenas mudanças.

Leia+  Conheça Todos Os Modos De Jogo Em Minecraft

Como o jogo foi criado para ser prioritariamente multiplayer, o fato de ter centenas de versões incompatíveis umas com as outras faziam com que poucas pessoas pudessem realmente se conectar entre si. Num último esforço Zachary Barth finalmente lançou o jogo como open source e se contentou com isso, já que nunca havia realmente pensado em fazer milhões de dólares com ele.

Sem qualquer vergonha disso Notch disse no fórum em que postou o vídeo que estava fazendo um clone de Infiniminer, só que com mais blocos e funcionalidades. Infiniminer também era um jogo focado em equipes se enfrentando, ganhava quem pusesse mais blocos no menor tempo possível, rapidamente os jogadores perceberam que construir era mais divertido do que competir entre si. Notch percebeu isso também e em vez de focar seu jogo em competição ele decidiu por não se ter um objetivo definido.

Essa é a história do Minecraft, um jogo que se inspirou em vários outros e aperfeiçoou a jogabilidade de um que possuía código aberto, Infiniminer no caso. Além, é claro, da coragem de Notch para largar um emprego seguro para tentar realizar seus sonhos, uma dica muito importante para todos nós!

Cabal Online

! 2 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. saimon comentou: responder

    isso ae sou viciado no mine

  2. Ana Clara comentou: responder

    Adorei tenho Minecraft dez da versão 1.5.2 adorava so que nao era pago e agora ja esta na 1.9 serio me supero cada vez mais eu amo o mine