Filé De Traíra Sem Espinhos: Técnicas Para Fritar E Desossar

por em: , , , ,

Filé De Traíra Sem Espinhos

Nos videos abaixo nós iremos aprender algumas técnicas para se fazer um filé de traíra sem espinhos. Este peixe é muito saboroso, porém possui uma grande quantidade de espinhos, que além de tudo são muito difíceis de limpar. Estes dois fatores fazem com que este delicioso prato seja evitado por algumas pessoas. Mas não se preocupe, seguindo as dicas dos mestres será muito simples desossar e fritar a sua trairá sem espinhos.

O fato é que existem muitas técnicas para se desossar uma trairá, mas a mais simples consiste em filetar o peixe em cortes diagonais. Isto não vai eliminar os espinhos, obviamente, mas vai quebra-los em pequenos pedacinhos comestíveis. É muito mais prático do que tirar um por um com uma pinça, ou coisa do gênero.

O Segredo Mágico De Uma Boa Traíra Sem Espinhos

É bem comum a gente ouvir falar por ai de algum segredo mágico parar se fazer uma traíra sem espinhos, principalmente em propaganda de restaurantes, mas o fato é que esta técnica é mais velha do que andar pra frente. Não vou dizer que seja fácil, será preciso alguma destreza e habilidade para executar o processo, porém creio que uma dona de casa experiente ou um pescador amador não terão grandes problemas.

Como pudemos ver no vídeo, antes de ele aplicar o “segredo” e filetar o peixe é preciso tirar o filé da traíra. Primeiro elimina-se a cabeça e o rabo e depois as costelas, só que sem contorna-la, isso deixa o filé com espinhos grandes e fáceis serem retirados com um simples alicate. Da um pouco mais de trabalho do que contornar a costela, mas isto evita desperdiçar a carne do peixe.

Só que não para por ai, como dissemos esta iguaria tem muitas espinhas espalhadas, e tira-las uma a uma é muito complicado. Para agilizar podemos fazer vários cortes diagonais, que devem ser bem pertinhos uns dos outros para quebrar-mos os indesejáveis espinhos em pequeninos pedacinhos comestíveis. E é isso, agora basta temperar e fritar que você terá uma prática e rápida traíra sem espinhos.

Como Temperar E Fritar A Sua Traíra Sem Espinhos

Originalmente esta matéria tinha um vídeo do globo rural que era muito completo e demonstrava o processo desde a pesca até a fritura. Como ele saiu do ar eu o substitui por um do Pesca Evolution, que como vimos está bem caprichado também. Mas como ele foca mais nas técnicas de corte do que na culinária em sí eu vou complementar o artigo com esta vídeo receita do programa “pesca e lazer”.

Como vimos ela usa uma estratégia de retirar os espinhos um a um artesanalmente com uma pinça. O resultado pode até ser melhor do que fazer cortes diagonais mas deve dar um trabalho danado, apesar de que os cortes também ajudam o tempero a “pegar” na carne. Mas enfim, neste vídeo podemos aprender uma ótima receita, tanto a parte de fritura e temperos como também dicas de como decorar o prato. É isso!

Faça um comentário! 17 comentários até o momento.

  1. edson comentou: responder

    otimo gostei muito das dicas

  2. Raucrei comentou: responder

    Estou correndo para a cozinha,vou preparar a minha, obrigado pela a dica.

  3. Ricardo comentou: responder

    Meus parabéns pelo vídeos. Muito obrigado pela dica. Vou tentar e posto o resultado.
    Forte abraço.

  4. Jose A. Fazzio comentou: responder

    Gostei muito, vi que é relativamente fácil. Vou agora atrás de peixes.

  5. zeze kareca comentou: responder

    muito boas as tecnicas da para saborear um bom tira gosto,sou pescador e as vezes deixava a desejar nesta hora.abraços-itapecerica-mg

  6. Daniel Lara comentou: responder

    Ótima explicação,vou poder saborear pela primeira vez uma traíra como se deve! rsrs Valeu e parabéns pela explicação.

  7. Zeze kareca comentou: responder

    Estava com dúvidas para preparar uma beleza dessas que está na agulha,agora com estas dicas.acho que será o prato da noite.valeu…

  8. jose augusto comentou: responder

    Muito obrigado, e parabens pelo video sempre quis saber como preparar uma boa traira mas não conseguia devido a grande quantidade de espinhos.E como vc mesmo diz no video a traira é um dos melhores peixes de agua dôce.
    att;josé augusto

  9. Vero comentou: responder

    Fui conhecer Bonito no Mato Grosso e comi esse peixe, fiquei curiosa em saber como conseguem tirar as espinhas. Obrigada pela dica.

  10. paulinho comentou: responder

    Faz tempo que quero aprender fazer file de traira agora com este vídeo vou tentar fazer um belo e saboroso file de traíra muito abrigado pela ajuda.

  11. Anonymous comentou: responder

    Parabéns aos mestres que tiveram a magnitude de compartilhar conosco, leigos, aprendizes e, simpatizantes com a pesca e a gastronomia. Percebí as diferentes técnicas: uns abrem a traíra pelas costas, outros pela barriga e, tudo dá certo no final. Notei também que é necessário muita paciência. GOSTEI!

  12. APOCALIPSI comentou: responder

    cara muito bom vidio, parabens: enquanto vc teve a boa ideia de postar o vidio, garanto que muita gente nao conhece o método, se alguem ja sabe parabens pra vc tambem, mas devemos aplaudir essa ideia porque vc que disse que sabe, nao teve a boa vontade de postar entao se for fazer criticas que seja construtivas, abraço vlw mais uma vez pelo vidio.

  13. vanessakaribe1 comentou: responder

    Nossa! tô passada com a experiência do cara! foi um pouco rapdo mas acho que vou dar conta…vou tentar e filmar se der certo posto para vcs verem o resultado…valeu muito galera.

  14. Anonymous comentou: responder

    Parceiro eu concordo plenamente com o que você disse a maneira mais pratica ea de ticar o peixe.
    Parabens gostei da ideia.
    O pescador

  15. Anonymous comentou: responder

    Meu caro blogueiro, todos os seus pontos de vista, estão certos, quanto ao domínio da retirada dos espinho, principalmente da traíra, os caboclos ribeirinhos da Amazônia já o fazem à céculos.Ocorre que os mais espertos aprenderam por lá e vem a televisão, como criadores do método e se apoderam do feito.
    Para seu conhecimento o método de cortar os espinhos, chama-se TICAR, o que é usado em todas as qualidades.
    Para quem tem tempo como eu, o melhor método é a retirada atravéz do alicate, de preferência de ponta e uma faca bem afiada o resto é só copiar o video.
    Veja bem: exitem certas qualidade de peixes,que acredito só seja possivel eliminar o problema das espinhas, atraves da ticagem.
    Um exemplo é o Jaraqui.

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!