Conheça A Evolução Da Internet No Brasil

por em: , , , ,

Evolução da internet no Brasil - bandeira e símbolos da internet

Uma pessoa que tenha cerca de 20 anos de idade – nascida antes de 1994 – provavelmente nunca experimentou um Brasil sem internet. Aqui em terras tupiniquins, a grande rede deu os seus primeiros passos apenas a partir daquele ano e, mesmo depois do pontapé inicial, demorou um tempo até que realmente engrenasse. Nesta matéria, vamos explorar um pouco mais sobre a evolução da internet no Brasil.

Aqui em terras tupiniquins, a internet saiu das fronteiras acadêmicas para o público apenas no final de 1994, quando o governo federal resolveu investir nessa tecnologia. Através do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Ministério das Comunicações, o Brasil dava os seus primeiros passos na popularização da internet em nosso território – ao menos foi o que eles tentaram fazer.

O Terror Da Grande Rede Na Época Do “Monopólio” Da Embratel

No final daquele ano, a Embratel, uma empresa privada na época, deu início aos serviços de acesso à internet em caráter experimental para um grupo seleto de cinco mil usuários. Mesmo com os testes, a iniciativa só começou a render frutos em maio do ano seguinte, quando o acesso definitivo a grande rede pela Embratel começou a funcionar de vez.

Leia+  Como Usar O Raidcall Para Se Comunicar Em Jogos Online

Ainda nesse ano, as coisas ainda continuaram bem lentas e havia um grande medo por parte do governo federal de haver um monopólio da internet por parte da Embratel. Mesmo com iniciativas para tentar abrir esse mercado, a entrada de outras empresas foi bastante dificultada pelos envolvidos, causando uma espécie de “estagnação” da evolução da internet no Brasil.

1997: O Ano Que De Fato Marcou A Evolução Da Internet No Brasil

Em 1996, as coisas começaram a melhorar um pouco. Alguns consideram esse ano o “grande boom” da internet por causa do aumento no número de usuários e o lançamento da primeira canção pela grande rede no Brasil, de autoria de Gilberto Gil. Os serviços da Embratel, entretanto, apresentaram poucas melhorias em relação ao ano anterior.

Evolução da Internet no Brasil - teclado com bandeira nacional.

Porém, em 1997, deu-se início o verdadeiro marco para a evolução da internet no Brasil. Nesta época, milhares de servidores finalmente conseguiram entrar no mercado e vários sites em língua portuguesa começaram a aparecer na web. No ano seguinte, em 1998, a Embratel foi privatizada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, época em que havia cerca de 1,8 milhão de usuários na grande rede em nosso território.

A partir daí, a internet no Brasil experimentou muitos momentos expressivos na história, com destaque para o bug do milênio no ano 2000 e a assinatura do Marco Civil em 2014. Em 2012, segundo o Ibope, nosso país já contava com 94,2 milhões de usuários, um número bem expressivo e que colocava o Brasil na 5ª colocação da lista de internautas conectados. Hoje, a nossa internet ainda “engatinha” em relação aos países desenvolvidos, mas a tendência é melhorarmos cada vez mais a cada ano que passa.

Minecraft Pirata

! 2 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Diones Augusto da Silva Brasil comentou: responder

    Muito interessante!!
    Tenho 32 anos… e sei muito bem oque era infância naquele tempo.

  2. RR Artes fotográficas comentou: responder

    OK VC ESTA CERTO.