Como Funcionam Os Endereços Dos Feeds E Sua Sintaxe

por em:

Feeds e sua sintaxe.

Feeds são uma forma de transmissão de dados geralmente usados por blogs e sites, principalmente para distribuir o conteúdo de uma página através de leitores e agregadores, tal como o google reader. Também são úteis na criação de API´s, widgets e gadgets, a exemplo os que apresentam as últimas notícias, matérias relacionadas e outros. Aqui aprenderemos como manipular e usar um feed via HTML.

Trocando em míudos: seu blog gera automáticamente um documento contendo todas as suas postagens e comentários. Existem básicamente dois formatos, o RSS e o Atom. Por padrão a plataforma blogger usa o Atom, mas o mesmo pode ser alterado, esse tipo é considerado o mais flexivel e adaptado a novas tecnologias, entratanto dizer que um é melhor que o outro não seria exatamente correto. Para acessar o feed é preciso usar o URL do mesmo, que no caso do blogger por padrão seria:

Para Posts: http://www.SEUENDEREÇO.com/feeds/posts/default
Para Comentários: http://www.SEUENDEREÇO.com/feeds/comments/default
Exemplo: http://www.blog.clacelestial.com/feeds/posts/default

O link de exemplo levaria a um arquivo xml contendo todos os posts do Blog Celestial. No meu caso isso não ocorre pois uso o feed burner que desenha tal arquivo em um formato visualisável. Além disso alguns navegadores fazem o mesmo.

Configurações de feed no painel de controle do blogger.

Os endereços padrões acima usam as configurações definidas no painel de controle do blog. Ambos, de posts e comentários podem ter seu conteúdo alterado através de algumas variáveis via HTML. Para modificar a quantidade de texto apresentada existem duas opções: summary, que mostra apenas as primeiras 250 letras e full que retorna o conteúdo completo:

Leia+  Botões de navegação para o Blogger

Resumo: http://www.blog.clacelestial.com/feeds/posts/summary
Completo: http://www.blog.clacelestial.com/feeds/posts/full

Como disse anteriormente o que você verá clicando nesses links depende do seu navegador. Alguns mostram um arquivo xml cheio de códigos, outros desenham esses códigos e os apresentam como se fossem uma página normal.

Apresentação do código XML no google chrome.

Uma vez que aprendemos a acessar tanto o feed dos posts como dos comentários em suas configurações resumo ou completo vamos agora ver um meio de selecionar a quantidade a ser exibida. Para alterar a abrangencia máxima adicione ?max-results=[quantidade]  ao endereço:

Para Posts: http://www.blog.clacelestial.com/feeds/posts/full?max-results=5
Comentários: http://www.blog.clacelestial.com/feeds/comments/default?max-results=100

Para alterar o primeiro resultado a ser exibido adicone ?start-index=[inicio]. Ao usar mais de uma variável elas devem ser separadas pelo caractere &:

Exemplo: http://www.blog.clacelestial.com/feeds/posts/full?start-index=5&max-results=10

Este exemplo irá retornar dez post em modo completo começando a partir do quinto. Por último vamos as categorias, que podem ser acessadas adicionando-se /-/ ao endereço. Esse recurso é muito utilizado em hacks do tipo “matérias relacionadas”.

Sintaxe Geral: http://www.SEUENDEREÇO.com/feeds/posts/TIPO/-/CATEGORIA
Exemplo: http://www.blog.clacelestial.com/feeds/posts/default/-/Internet

Simples não? Esse exemplo retorna todos os posts da categoria Internet do blog celestial. Na váriavel TIPO pode ser usado tanto default como full quanto summary, tal como explicado anteriormente. Além disso pode-se adicionar start-index e max-results normalmente ao fim do URL.

É isso. O conhecimento de como funciona a sintaxe dos feeds pode lhe ser muito útil tanto na alteração e personalização como na criação de widgets para o seu blog com o uso de JavaScript. Dúvidas? Basta perguntar.

  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! 4 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Daniel lima comentou: responder

    muito bom e explicativo!
    agora consequir entender o que e feed !

  2. gadarf comentou: responder

    Sem o uso de recurso adicional a renderização dos feeds ficam a cargo do navegador. Para garantir que apareça uma página, e não seu código, e para garantir que essa página seja igual para todos os navegadores use o FeedBurner.

  3. Fernando Fernandes comentou: responder

    Por favor, nesse negócio de blog eu sou muiiiiito leigo, gostaria de saber por que aparece essa página cheia de códigos pois depois que eu troquei o meu template não aparece o atom e ficam esses códigos…
    como eu resolvo? por favor, Obrigado

  4. Talles azigon comentou: responder

    Poxa,muito obrigado pelo seu post, foi muito interessante, enfim entendi para que serve o feed. parabéns