A Dificuldade Nos Jogos Atuais Estaria Diminuindo?

por em: , , , ,

Dificuldade nos games1

Do Pac Man e Tetris até a modernidade os videogames percorreram um longo percurso. A qualidade gráfica realista e a gama de opções de programação são inegavelmente superiores nos jogos de hoje. Porém os enredos, embora muitas vezes tenham se tornado complexos se comparados com um Super Mario World, a comunidade de gamers notou uma coisa: os jogos não estão ficando mais fáceis?

Embora o próprio Mário do SNES que citamos fosse em geral um jogo fácil, oferecia muito mais desafio do que um God of War 2, por exemplo (claro que estamos falando do modo normal). Nos jogos atuais os mapas são gigantescos mas o inimigos e desafios são facilmente contornados após duas tentativas.

Dificuldade nos games2

Em 2013 a Nintendo revelou uma pesquisa cujo resultado dizia que nove entre cada dez jogadores atuais não conseguem se quer passar da primeira fase do Super Mario Bros lançado em 1985 para o NES. E pior, 75% morrem no primeiro chefão!

A Dificuldade Nos Jogos Está Mesmo Ficando Mais Pequena?

Muitos desmentiram a pesquisa, já que a Nintendo não revelou o método empregado e nem os dados precisos. Mas particularmente eu afirmo: os jogos estão mais fáceis sim! Quem jogava Top Gear do SNES sabe a dificuldade de se passar horas e horas um país atrás do outro suando frio para não ficar atrás no ranking do campeonato. Vocês lembram o quanto era odioso bater nas placas da lateral da pista?

Leia+  Alterando As Configurações De Privacidade No YouTube

Dificuldade nos games3

Outros jogos muito difíceis eram Zelda: A Link To The Past e Super Metroid. Ambos os jogos tinham muitos segredos ocultos que demoravam-se horas para serem encontrados e mais algumas horas para completar os pluzzes corretamente. Super Metroid exigia que o jogador ficasse indo e voltando pelo labiríntico mapa de um lado para o outro cumprindo objetivos. Os chefões do jogo eram bizarramente difíceis e creio que o último chefão seria invencível se não fosse a ajuda que acabamos por receber (não vou contar qual, pra não dar spoiler pra alguém que ainda vá jogar, afinal, é um clássico dos vídeo games).

Os RPGs então? Hoje temos mapas gigantescos, gráficos infinitamente realistas e belos, mas existem setas apontando para onde devemos ir, sistemas de tele-transporte para todas as partes do mapa e outras regalias que tornam o jogo muito fácil. Lembro de chefões no FFVI e FFVIII que passei horas atacando até poder derrotar. O Kefka no VI na sua versão ultimate era um capetão quase impossível de matar.

Por que Os Jogos De Hoje Podem Estar Ficando Mais Fáceis?

Não dá nem pra comparar, por exemplo, o nível de dificuldade de Resident Evil 3 com os jogos da franquia nas gerações seguintes. Você tinha poucos segundos para tomar decisões que mudavam drasticamente o universo do jogo e tinha que enfrentar inimigos repentinos e tão poderosos que você só poderia fugir correndo desesperadamente.

Leia+  Float, Renderizando A altura Correta Do DIV

Dificuldade nos games4

Acredito que essa queda no nível dos jogos não é aleatória. Quanto mais difícil o jogo menos as pessoas se interessam em adquiri-lo, vivemos hoje um período da sociedade capitalista em que o entretenimento puro é o que move as pessoas seja em qual direção for e dificuldade elevada é um empecilho para o puro entretenimento.

Apenas quando o jogo é fetichizado como difícil, como fizeram com o app Flappy Bird, que chama atenção. Sendo que na verdade era apenas um jogo repetitivo sem nenhum atrativo além do fetiche conceitual e propagandístico de ser “difícil”.

darksouls

Até mesmo a Nintendo tem diminuído o nível dos seus jogos para atrair o jogador casual que senta na frente da tela apenas para se divertir por alguns minutos e não para se esforçar para chegar a algum lugar.

Isso não quer dizer que não existam jogos difíceis por ai. Um exemplo de jogo que não dá mole para ninguém é Dark Souls I e II, que te jogam sem espada e armadura contra um dragão em fúria logo no começo do jogo. Mas isso é uma exceção do mercado dos games, algo que se tornou um nicho e não mais um elemento fundamental de todo jogo. Uma pena, não há mais tanto prazer em completar um jogo, mas quem sabe um dia as coisas mudem novamente?

  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!