Como Criar Um CD De Instalação Para Windows 7 E 8

por em: , , , ,

windows-7-8-destaque

Há muitos anos o Windows tem se mantido como o sistema operacional para desktops e notebooks mais popular no mundo. A Microsoft foi capaz de criar um programa que atendesse praticamente todas as necessidades dos usuários e o encapsulou em um único SO. Ele, obviamente, passou por várias mudanças até chegar a ser aquele que conhecemos tão bem hoje.

O Windows 7 e 8 são duas das melhores, mais recentes e populares versões desse sistema operacional. Apesar de praticamente todos os computadores já virem equipados com um desses SOs, ainda há aqueles que não tem esse sistema disponível nos PCs que utiliza.

Nestes casos, a própria Microsoft oferece mecanismos para fazer um update no sistema, desfrutando de todas as vantagens da atualização. Uma das formas mais tradicionais para fazer isso é comprando um CD de instalação de uma das versões do SO. Essa aquisição acompanha uma chave, comumente chamada de cd-key para validação do processo de update.

No entanto, um método bastante prático e também oferecido pela companhia é a aquisição apenas da chave de validação, dispensando a necessidade da compra de um CD. Mas, nestes casos, como é feita a instalação? É por isso que a Microsoft também oferece para download arquivos no formato ISO, que são uma cópia digital de tudo que esta dentro dos CDs. Porém, para fazer a instalação, ainda é necessário transferir esse conteúdo para um DVD e é exatamente isso que ensinaremos neste artigo.

Leia+  Como criar seção Matérias relacionadas no Blogger

Preparação Anterior À Criação Do CD de Instalação para Windows

Para poder criar um CD de instalação para Windows é necessário, primeiramente, possuir uma cópia do arquivo ISO contendo todos os arquivos do CD. Ele é geralmente fornecido pela própria Microsoft, através de um link de download enviado através do e-mail do comprador da licença.

Há, na internet, outras formas possíveis de baixar esse arquivo. Porém, mesmo que você o encontre de outras fontes, ainda será necessário um código para ativar o Windows depois de instalado. Além disso, esses métodos alternativos de download não são considerados oficiais para a Microsoft, portanto não serão divulgá-los aqui.

Arquivo ISO e conjunto de DVDs

Além do arquivo ISO, é necessário, obviamente, um DVD virgem. Apesar de termos utilizado inúmeras vezes o termo “CD” anteriormente, ambas as palavras têm significados teóricos diferentes, mesmo que na prática eles sejam confundidos.

Portanto, o que é necessário para criar um mídia de instalação do Windows 7 e 8 é um DVD virgem, cuja capacidade geralmente é de 4,7 GB. Este item é facilmente encontrado em qualquer loja de suprimentos de informática e custa uma média de R$ 2.

Ferramenta Para A Criação Do CD de Instalação para Windows

Com o arquivo ISO em mãos, é necessário fazer o download de uma ferramenta que será utilizada para transferir todo o conteúdo para o DVD. Trata-se do Windows 7 USB/DVD Download Tool, utilitário disponibilizado pela própria Microsoft para este fim.

Leia+  Importar Banco De Dados InvisionFree Para O IPB 1.3

O programa pode ser baixado através deste link e, apesar do nome, pode ser usado para criar uma mídia de instalação para o Windows 7 e do Windows 8. Baixado o software, basta apenas proceder com a instalação e deixá-lo pronto para o uso.

Passo A Passo: Criando O CD De Instalação Para Windows

Programa instalado e arquivo ISO em mãos, agora só falta começar o processo de criação do DVD conforme os passos a seguir. A primeira ação a ser tomada é inserir o DVD virgem no computador. Depois disso, abra o programa e selecione o botão “Browse”.

Tutorial DVD de instalação - passo 1

Feito isso, uma janela do Windows Explorer será aberta. Procure e selecione o arquivo no formato ISO que contém os arquivos de instalação. Após, clique em “Next”. Na tela seguinte, selecione a opção “DVD”. O programa automaticamente reconhecerá a mídia física dentro do PC.

Tutorial DVD de instalação - passo 2

Depois de reconhecido o DVD, selecione a opção “Star over” para que o processo tenha início. Após alguns minutos, o DVD é automaticamente ejetado e já está pronto para utilização.

Tutorial DVD de instalação - passo 3

Esses são os passos necessários para criar uma mídia de instalação do Windows 7 e 8. Caso você não tenha percebido, o processo é o mesmo para as duas versões do sistema operacional, mudando, apenas, o arquivo ISO para cada um dos SOs.

  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!