Tutorial: Como Converter Videos Para RMVB Com Legenda

por em:

Real Player Alternative.

Nessa matéria iremos aprender a transformar qualquer formato de vídeo em rmvb. O .rmvb, ou .rm é um formato de compactação bastante eficiente e muito popular desenvolvido pela RealNetworks. Usando desse artifcio nosso objetivo obviamente é reduzir o tamanho dos nossos filmes, clips, animes e etc.

A primeira coisa a se entender é que precisamos de fato de apenas um software: o Easy RealMedia Tools. Trata-se de um programa simples e intuitivo de origem chinesa com tradução apenas para o Inglês. Ele é capaz de converter qualquer video para o formato rmvb desde que haja o codec necessário para fazer a leitura do arquivo original.

Funciona assim, se você já é capaz de assistir um determinado video então será igualmente capaz de converte-lo com o RealMedia Tools. Para garantir a capacidade não apenas de conversão mas de visualização de uma gama maior de formatos de videos nós recomendamos altamente que você instale um pacote de codecs. Um dos mais completos e eficientes é o K-Lite Mega Codec Pack.

A primeira coisa a se fazer então é baixar e instalar o Easy RealMedia Tools. Durante a instalação, na tela Select Components To Install, é mais comodo garantir que todas as ferramentas estejam selecionadas.

Instalação do EasyRealMedia Tools.

Convertendo Um Video Qualquer

Abra o Easy RealMedia Producer instalado na pasta Easy RealMedia Tools do menu iniciar. Essa primeira tela é basicamente uma lista com os videos convertidos e botões com opções para adicionar, deletar, configurar entre outras.

Leia+  Seria A Decadência Do JRPG Realidade Ou Mito?

Começaremos clicando em ADD; escolha um arquivo e clique em Abrir. Selecione-o na lista e aperte o botão Settings. Bom, para simplificar basta copiar as configurações da imagem abaixo

Tela de configuração do EasyRealMedia Tools.

Existem ai dois tipos de taxa de bits: a fixa (Use CBR) e a variável (Use VBR). O modo escolhido foi VBR pois ele demanda uma maior quantidade de bits ou uma menor de acordo com a necessidade de cada quadro do video. Dessa forma em cenas de ação, por exemplo, serão gastos mais bits, enquanto que em uma cena parada serão gastos menos. É muito mais eficiente que o modo fixo onde é usada a mesma taxa de bits ao longo de todo o filme. A opção Max Bitrate determina seu valor máximo ao passo que AvqBitrate detemina seu valor mínimo. Faça testes, mude esses valores para mais afim de obter uma melhor qualidade e para menos para uma menor.

Em AudioCode podemos alterar o Codec e a qualidade do audio. Novamente valores maiores determinam uma melhor qualidade e obviamente um arquivo de tamanho superior.

O botão More abre uma janela onde é possível “cortar” o video de modo a retirar aquelas tarjas pretas; ou por outro motivo qualquer. Já ResizeTo serve para redimensionar a altura e largura em pixels. Por fim a seção Output deve ser usada para escolhermos o diretório e nome do arquivo que será gerado. Não se esqueça de, após configurar tudo, apertar o botão SaveAsDef para salvar as opções como padrão. Feche a janela de configuração e clique no botão Start para iniciar a conversão.

Leia+  Faça parte do Projeto Fantasy RPG

Converter filme com Legenda

Para incluir a legenda basta que o arquivo de legenda e do filme tenham o mesmo nome, como em Rock.avi (filme) e Rock.str (legenda), e estejam na mesma pasta. Caso queira alterar qualquer coisa com relação as configurações de legenda terá faze-lo no VobSub, pois é esse programa que o RealMedia Tools está usando. Não é preciso instala-lo, isso jah foi feito.

O RealMedia Tools, apesar de não contemplado nesta matéria, também é capaz de juntar arquivos divididos e de trabalhar diretamente a partir de um DVD. Uma dica é usar fontes de qualidade como blue ray, dvd ou filmes em alta resolução para garantir um video de qualidade. Enfim é grande software, teste com diferentes configurações faça e boas conversões

  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! 4 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. José Rafael Proveti comentou: responder

    Muito bom soft…. nao perdi qualidade nos videos que converti… basta usar VBR e codec som em 128 k…

  2. Fabiano comentou: responder

    Eu acho que esse formato deixa o video muito borrado, apesar de reduzir muito o tamanho.

  3. Janaina comentou: responder

    Eu coloco o áudio em 64kbps e fica bom, pra falar não precisa muito, só pra músicas.

  4. Daniel comentou: responder

    esse programa é muito bom