Conturbadas estatísticas sobre Navegadores

por em:

Estatisticas de uso dos navegadores.

É até interessante saber quais e em que porcentagem os navegadores são usados pelo público. Andei dando uma pesquisada sobre o assunto e notei o quanto as informações são controversas. Realmente discrepantes, determinado site informa uma coisa, outro informa outra… completamente diferente. Isso se deve ao método de coleta dos dados, o público alvo da pesquisa e as vezes até mesmo uma pitada de vontade de mostrar informação incorreta, é mole ou quer mais?

Uma fonte que achei interessante foi o site w3schools. Um sitio já a um bom tempo no ar e bem conceituado. Vale ressaltar que as estatísticas por ele informadas mostram a preferencia exclusivamente dos seus visitantes, que são um pessoal mais voltado a tecnologia e portanto consumidores mais assíduos de browsers alternativos. Assim sendo eles  mostram resultados pau a pau entra Fire Fox e Internet Explorer.

2009IE7IE6IE8FireFoxChromeSafariOpera
Março24.9%17.0%1.4%46.5%4.2%3.1%2.3%
Fevereiro25.4%17.4%0.8%46.4%4.0%3.0%2.2%
Janeiro25.7%18.5%0.6%45.5%3.9%3.0%2.3%

Já o site Stat Counter demonstra previsões mais globais. Usando como fonte de dados todos os seus clientes, dão uma visão possivelmente mais real das tendências sobre aplicativos web.

 

 

Entrando no site dos caras da pra fazer pesquisas por país, continente, data e tudo o mais. Mas por que se interessar por isso? Simples, compatibilidade. Muitos desenvolvedores otimizam seus sites para serem compatíveis com os navegadores mais comuns. O google analitics também pode ajudar nisso. Mas se basear em todos esses dados pode ser um erro. Além das preferencias gerais do público alvo pode ser que seu blog receba mais visitantes que usam IE apenas por que seu site não funciona no FireFox. Pode ser que hajam poucos usuários do Opera devido ao fato de ele se identificar como um browser diferente. Em fim o bom mesmo é manter a compatibilidade ao máximo.

Leia+  Daniel Chesterfield: o grande Ilusionista

Nesse caso o BrowserShot pode ser uma mão na roda. Sem precisar instalar nada ele tira ScremShots do seu sitio sendo apresentado em vários navegadores e sistemas operacionais diferentes. É isso, seja quais forem as preferencias globais certamente ter uma página eclética irá lhe ajudar a obter e manter cada vez mais e mais visitantes.

  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!