Dicas Para Escolher Uma Hospedagem De Sites Grátis

por em: , , , ,

Encontrando uma boa hospedagem gratuita.

Antes de tudo é preciso salientar que servidores de hospedagem grátis devem servir a propósitos menos nobres. Usar um deles para colocar um projeto importante e bem estruturado será o mesmo que jogar seu trabalho fora. Mas se o seu objetivo for criar um pequeno site no FreeHostia ou no WebHost, por exemplo, isso pode ser uma boa. Afinal, conforme ele for crescendo você poderá ir assinando planos pagos com cada vez mais recursos.

Você pode ter outros usos interessantes para os serviços de hospedagem grátis. Com esse tipo de plano da para testar alguma ferramenta ou recurso numa boa, sem custo algum. Se você estiver estudando PHP, por exemplo, poderá facilmente rodar seus mini projetos, sem precisar contratar uma empresa de hospedagem profissional. Sendo assim, daremos algumas dicas sobre quais são as características mais importantes, na hora de escolher um serviço de hospedagem grátis.

Sistema De Backup E Tempo De Atuação No Mercado

O primeiro passo e o mais essencial é ter mente uma coisa: empresas que prestam esse tipo de serviço somem sem aviso prévio! Elas podem falir a qualquer momento, ou mesmo retirar seu site do ar sem nenhum motivo aparente. É comum também que elas mudem os recursos disponíveis, de uma hora para outra, um plano que permitia MySQL, pode passar a não permitir mais.

Leia+  Ultimate Free Hosting Possui CGI, CPanel, MySQL E PHP

Cuidado com os possíveis desastres.

Portanto a primeira coisa a fazer é verificar se existe um meio simples e acessível de realizar um backup do seu projeto. Caso contrário você estará correndo o risco de perder tudo a qualquer momento, e saiba que isso é muito comum.

Em seguida é importante ler algumas análises, como as disponíveis aqui no blog. Através delas é que poderemos ver o que outras pessoas acham de um determinado plano e também a quanto tempo ele está no mercado. Isso porque os sites novos costumam prometer mundos e fundos e sumir rapidamente, desse modo, prefira os mais antigos e bem recomendados.

Qual O Espaço E Largura De Banda Disponíveis?

É comum vermos o famoso termo “ilimitado”, que obviamente é um engôdo. Tudo tem um limite, os HDs tem um espaço físico disponível, e ele acaba. Portanto ilimitado não quer dizer bom, e outra, um sistema que promete transferência de dados sem limites, pode na verdade oferecer uma transferência ilimitadamente lenta.

Site lento ninguém merece.

Se você vai usar um host free com um dos propósitos sugeridos na introdução deste artigo, espaço e largura de banda não serão um problema. Projetos pequenos e mini sites não costumam precisar de muito. Vale mais a penas prestar atenção na velocidade, afinal, ter um site do tipo tartaruga pode ser muito estressante.

No mais, caso seja detentor de um domínio próprio, e quiser usa-lo, deve reparar se o mesmo é possível. Muitos permitem que se use apenas um subdomínio previamente fornecido, com o propósito de divulgar a própria empresa que esta te hospedando. Outros pedem que seja feita a transferência dos servidores de DNS, o que nem sempre é viável.

Leia+  Explicação E Exemplo Da Tag isFirstPost No Blogger

Verifique Se Os Recursos E Ferramentas Estão De Acordo

O clássico dos clássicos é o conjunto PHP e MySQL, esses dois recursos são os mais requisitados por quem precisa de uma hospedagem. As ferramentas disponíveis também serão de importância crucial na hora da escolha. Ter a disposição um painel de controle eficiente poderá lhe ser muito útil, e nesse quesito o cPanel se mostra como um dos melhores.

Ter um bom conjunto de ferramentas é essencial.

É interessante analisar os meios para gerenciamento de arquivos disponíveis. Dependo do seu projeto aqueles gerenciadores online podem não lhe ajudar, se for o seu caso, procure por algo que lhe dê acesso direto ao FTP.

Outra coisa que irá contar a favor é o Fantastico, ou similares, com ele é possível fazer a instalação rápida de sistemas CMS, tal como o WordPress e o Joomla. E por último, apesar de eu não gostar muito, vem os construtores de sites. Se o camarada não entende muito de HTML nem de nada, a presença de um aplicativo desse tipo lhe será fundamental.

Propaganda Obrigatória E Os Planos Pagos

Existem basicamente dois tipos de empresas de hospedagem grátis. As que lucram com a inserção de propaganda obrigatória e as que lucram com a venda de planos pagos com maiores recursos. Tem outras opções, com propostas diferentes, mas o arroz com feijão é esse.

Pense bem antes de investir o seu dinheiro.

Essa informação é de fundamental importância para você, tendo em vista que monetizar seu site ficará difícil, se ele possuir propagandas herdadas do seu fornecedor de hospedagem. E na outra ponta, começar com um serviço free, que possa ser facilmente alterado para um mais avançado, a um custo que caiba no seu bolso, pode ser uma boa.

Leia+  Fazendo Um Backup Online Dos Seus Jogos Com O Mozy

Mas entenda uma coisa, todas as formas de hospedagem grátis tem limites. Nem que seja no tamanho máximo dos arquivos, na quantidade de banco de dados ou em outra coisa. Do que eu conheço e pelos testes que já fiz, todas tem alguma limitação se comparadas a um plano de hospedagem profissional. Portanto fique atento, e estude sabiamente qual opção se encaixa melhor no seu perfil. É isso!

Cabal Online

! 6 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Luk comentou: responder

    Já utilizei hospedagem gratuita quando eu era mais novo e nunca mais pretendo utilizar! Você desenvolve um site ou um projeto por meses e não tem coragem de pagar 15 reais por mês para deixa-lo num local seguro, sem propaganda e com um suporte para te auxiliar? Me arrependo de não ter assinado antes.

    Henrique, eu também utilizo a Kosbit (www.kosbit.com.br) e não tem nem comparação com as grandes empresas. É a única empresa de hospedagem de sites que me ofereceu um “gerente” para minha conta e enviam com uma certa frequencia sugestões pro meu site e pedem um feedback do serviço prestado.

  2. Kallil Belmonte comentou: responder

    Um ótimo serviço de hospedagem que eu uso e recomendo sem dúvidas é a Supernova Host, tráfego, domínios, e-mails ilimitados com um preço bem acessível.
    Se alguém quiser dar uma olhada o site está abaixo.
    http://www.supernovahost.com.br

  3. Anonymous comentou: responder

    eu tenho um site gratis pessoal no http://www.site.com.br e criei um site pago pra minha tia que tem uma confecção, não tive problemas não…tem até uns amigos da minha tia que me pediram pra fazer site pra eles tbm,,, tô achando ótimo

  4. Alexandre Pereira comentou: responder

    eu tenho um plano gratis da Inter.net Hosting, nunca deu problema e ainda tenho suporte 24h, recomendo:http://bit.ly/u9H8AL

  5. Danilo comentou: responder

    eu prefiro um pago, mesmo aqueles baratos dão menos problemas