Cabal É Pay To Win Ou Free To Play?

por em: , , , ,

Usando Habilidade no Cabal

Uma prática bastante recorrente no universo dos jogos eletrônicos online, principalmente nos MMORPGs, é o fato de que os games podem não custar nada para serem acessados e jogados. Se o jogo é de graça, como os desenvolvedores e administradores dos servidores lucram ou ao menos pagam os custos de manutenção e da mão de obra? É sobre isso que vamos falar neste post: Cabal É Pay To Win ou Free To Play?

Desde que foi lançado em Outubro de 2005 o MMORPG Cabal tem sofrido constantes atualizações em seus sistemas de interação e combate, alterações essas às quais algumas agradam certo segmento de jogadores e desagradam outra parcela. Porém como o jogo se trata de um free to play com um sistema bem estruturado de cash, ou seja, as pessoas não pagam para jogá-lo mas podem gastar dinheiro nele se quiserem, elas acabam não se exaltando muito com as alterações.

O Que Significa Free to Play E Cabal É Pay To Win?

Como diria Jack, o estripador, vamos por partes: Primeiramente sim, cabal é Free to Play. Free to Play significa que qualquer um pode ter acesso ao executável do jogo e aos seus servidores sem desembolsar uma quantia sequer de dinheiro. Essa é uma estratégia muito usada principalmente por empresas que lançam jogos online, onde é preciso que haja um bom fluxo de jogadores para que se tenha alguma vida naquele mundo digital.

Matando Inimigos

Porém quando é Free to Play os desenvolvedores ainda precisam ganhar dinheiro para recompensar os seus esforços no desenvolvimento do jogo e para pagar os serviços de hospedagem dos servidores e dos funcionários que os administram, os famosos e conhecidos ADMS ou GMs.

Então Cabal É Pay To Win? Fale Mais Sobre Isso Então!

Uma maneira de angariar fundos com os jogos online sem cobrar pagamentos mensais dos jogadores é oferecer um sistema VIP e de Cash (às vezes uma mistura dos dois), através dos quais os jogadores que queiram pagar dinheiro real podem obter vantagens para pegar level mais rápido ou comprar equipamentos mais raros. Sendo assim, Cabal É Pay To Win?

Leia+  Cabal Nexus: Como Corrigir Os Erros Do X-TRAP

No caso do Cabal Nexus é oferecido aos jogadores essas duas possibilidades de contribuição. A primeira, que é equivalente ao VIP, se chama Premium Diamante, no qual o jogador obtém uma série de vantagens em relação a experiência, teletransporte, armazenamento de itens e um incremento também no drops dos monstros. Por fim tem o sistema de cash, que no Cabal Nexus se chama NX. Com NXs o jogador pode comprar itens em lojas especiais dentro do jogo.

Skins do Cabal

Porém é bom deixar claro que nem o Premium e nem a compra de NXs mudam o dano no PvP diretamente, se tratam apenas de vantagens para o jogador pagante ter menos esforço para alcançar certo nível ou item. Por isso não podemos, de maneira alguma, considerar Cabal Nexus como Pay To Win!

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!