Cabal E Cabal 2: Quais São As Diferenças E Semelhanças?

por em: , , , ,

A briga entre Cabal e Cabal 2

Cabal Online é um jogo que fez tanto sucesso que acabou ganhando uma continuação. Cabal 2, desenvolvido pela mesma ESTsoft Games que criou o primeiro título, chegou oferecendo a mesma experiência de seu antecessor, mas com algumas melhorias. Mas afinal, quais são as diferenças e semelhanças entre Cabal e Cabal 2? E por que é melhor continuar na primeira versão do game se você é um apaixonado por essa franquia?

Cabal Online

Cabal Online foi lançado em 2005 na Coreia do Sul, mas chegou ao ocidente apenas um  ano depois. No Brasil, o game começou a se popularizar em 2007 quando a ESTsoft trouxe o título para a América do Sul mirando no grande público brasileiro que estava surfando na onda de World of Warcraft. Já Cabal 2 chegou ao mercado em 2012 com a promessa de oferecer gráficos melhores e mais funcionalidades para um MMORPG de extremo sucesso.

Leia+  O Segredo Da Bolsa Misteriosa No Cabal Online

Entenda Quais As Semelhanças E Diferenças Entre Cabal e Cabal 2

O primeiro ponto a ser destacado é a semelhança entre os dois games. Cabal e Cabal 2 são considerados MMORPGs, ou “Massive Multiplayer Online Role-Playing Game”. Por isso, ambos os títulos disputam na mesma categoria de jogos e chamam atenção do mesmo público. Além disso, a história também se passa no mesmo local. Estamos falando de Nevareth, cuja mapa você pode ver abaixo com a indicação de alguns lugares importantes.

Cabal e Cabal 2 compartilham o mesmo mapa de localidade

Além de batalharem no mesmso gênero, Cabal e Cabal 2 também possuem mecânicas semelhantes de combate. Trata-se do estilo hack and slash em que os jogadores podem, em tempo real, atacar seus inimigos com armas, magias e técnicas ou realizar outras ações. É um estilo bem diferente daquele que usa turnos, por exemplo. Porém, as semelhanças e pontos em comum entre os dois títulos começam a se esgotar por aqui.

A primeira diferença, e talvez a mais perceptível, são os gráficos. Por ser mais recentes, Cabal 2 utiliza um motor gráfico mais novo, a Cryengine 3. Isso faz com que as imagens pareçam mais bonitas e passem impressão de serem mais trabalhadas. Embora isso pareça trazer apenas vantagens, há um ponto negativo grande: a necessidade de um hardware mais desenvolvido e mais exigente, limitando bastante o público que procura por esse MMORPG.

Cabal E Cabal 2, Qual Escolher Para Iniciar Minhas Jogatinas

Ao pesquisar sobre os dois games na internet, uma coisa é fato: o primeiro game de Cabal é muito mais popular que o seu sucessor. E por que isso acontece? Há alguns fatores que acabam contribuindo para o sucesso de Cabal e culminando no fracasso de Cabal 2, além da já mencionada limitação de jogadores por causa do hardware mais exigente. Por ser mais “bonito”, Cabal 2 acabou ficando mais lento, o que não agradou mesmo os jogadores.

Diferenças e semelhanças entre Cabal e Cabal 2

A lentidão dos mecanismos de batalha e toda a experiência de um modo geral acabou fazendo com que os jogadores que migraram para Cabal 2 retornassem para o primeiro game. A ESTsoft não conseguiu corrigir esses problemas a tempo, fazendo com que o título sucessor adquirisse uma má fama. Alguns até mesmo diziam que Cabal 2 estava morto antes mesmo do lançamento por causa dessa falha na jogabilidade e hardware exigente.

Leia+  Como Adquirir Pacotes De NXs No Cabal Nexus

Outro aspecto que não agradou foi a semelhança entre Cabal 2 e outros MMORPGs que estavam sendo lançados naquele período. O mais exemplo são os derivados de World of Warcraft. Foram vários games parecidos com o título da Blizzard, o que não fez bem para o ecossistema. Os jogadores acabaram fugindo de qualquer cópia descarada, categoria em que Cabal 2 acabou ficando enquadrada. Isso foi realmente muito ruim para o jogo.

Mas o fator que realmente fez os jogadores voltarem para o primeiro Cabal era a quantidade de jogadores. Cabal Nexus, o maior servidor pirata de Cabal Online, ainda hoje reúne diversos players e faz muito sucesso entre os amantes de MMORPG. Como qualquer um sabe, sem público não há como fazer um produto se tornar um sucesso. Essa foi a dura lição que a ESTsoft aprendeu com Cabal 2. É por isso que Cabal é melhor que seu sucessor.

Minecraft Pirata

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!