Os Melhores Sites Para Backup Na Nuvem, Online E Grátis

por em: , , , ,

Chuva de dados binários.

Existem muitos sites para guardar seus arquivos na internet, cada um com o seu propósito. Servidores de hospedagem grátis podem ser usados para upar quase qualquer coisa, apesar de não ser esse o seu objetivo. No entanto, outros sites são bem mais específicos, como o YouTub, onde podemos armazenar vídeos, e o Picasa, voltado para fotos. Mas existem aqueles que se dedicam a uma tarefa muito mais nobre, a de manter seus documentos a salvo de desastres.

A melhor hospedagem do Brasil.

São muitas as opções para armazenamento de dados na nuvem e backup online. A coisa parece estar em alta e vários programas desse gênero estão sendo lançados. O iDrive, Syncplicity, Wuala e o OpenDrive são alguns exemplos que oferecem bons planos gratuitos.

Com o propósito de ajuda-los a decidir qual sistema escolher, iremos analisar oito dos mais conceituados e conhecidos. Perceberão logo que não existe exatamente um melhor, cada um irá se adequar a uma necessidade. Enquanto o SkyDrive é focado em compartilhar suas coisas com seus amigos do msn, o box.net se preocupa mais em organizar projetos cooperativos.

DropBox, Acesse Seus Arquivos Em Qualquer Lugar

Baixe o DropBox de graça.

O site, que é um dos melhores e mais conhecidos, oferece 2GB para armazenar seus arquivos gratuitamente. Seu backup é feito de forma inteligente, apenas as partes que foram alteradas são transferidas e sincronizadas. O programa é bem eclético e funciona em Windows, Mac, Linux, iPad, iPhone, Android e BlackBerry, mesmo offline. Ou seja, aquilo que você tiver em um, estará disponível para todos. Além disso você poderá compartilhar seus arquivos com quem quiser, da até mesmo para criar um álbuns de fotos online. E o melhor, tem segurança com criptografia AES de 256 bit e recuperador de arquivos.

Site: DropBox | Espaço: 2GB| Plano Pago: 50GB por $9,99 ao mês.

Windows Live Skydrive, Um Grande PenDrive OnLine

Arquivos e pastas no SkyDrive.

Ele vem oferecendo um dos maiores espaços grátis do mercado, são 25GB for free. É possível guardar todo tipo de documento, mas um de seus pontos fortes é o armazenamento de fotos. É fácil de usar, como tudo que vem da Microsoft, intuitivo e bonito. Com apenas alguns cliques você pode não apenas guardar suas coisas, mas também compartilha-las. Mas para fazer uma sincronização será necessário baixar o Windows Live Mesh. Outra coisa legal é a integração com o Office Web Apps, o que lhe permite editar e visualizar seus arquivos do Miscrosof Office diretamente no SkyDrive.

Site: SkyDrive | Espaço: 25GB | Plano Pago: Não encontrado.

GDrive, O Serviço Que Ainda Não Saiu E Parece Que Nem Vai

GDrive que não é GDrive.

Já houveram rumores de que o google estaria preparando um serviço de backup online para concorrer com o DropBox e outros do gênero. Isso foi bastante aguardado, afinal costuma-se depositar muita confiança no Google. Desse modo guardar seus dados com eles seria uma boa. Mas a notícia já virou mito, o que saiu foi uma expansão do Google Docs, que agora lhe permite fazer o upload de qualquer tipo de arquivo. Não é muito bom para a função drive virtual se comparado aos serviços de armazenamento especializados, mas pode lhe quebrar um galho.

Site: Google Docs | Espaço: 1GB | Plano Pago: 20GB por $5,00 ao ano.

ADrive, O Campeão Em Quantidade De Gigabits Grátis

A Drive, soluções para empresas.

Me parece que o campeão em gigabits gratuitos é o ADrive, são nada mais e nada menos do que 50GB. Também existe a possibilidade de compartilhamento e de edição online de alguns tipos de documentos. Mas saiba que sempre houve reclamações com relação as ferramentas. Falta um sistema de sincronização e um software que lhe ajude a realizar as tarefas de backup. Entretanto os usuários premium recebem acesso ao FTP e ao programa ADrive Desktop, o que deve eliminar essa falha. De todo modo 50GB não é mole, e eles podem lhe ser muito úteis.

Site: ADrive | Espaço: 50GB |Plano Pago: acesso ao ADrive Desktop por $6,95 ao mês.

Mozy, Mantenha Seus Dados Sempre Protegidos

Proteja seu negócio com o Mozy.

O mozy, assim como o DropBox, é mais um serviço de armazenamento bem focado nas questão de backup mesmo. Não tem muitas frivolidades como o SkyDrive, nem um espaço enorme como o ADrive. Seu foco é um poderoso programa que irá manter seus dados sempre a salvo. Com ele é possível realizar backups inteligentes e pré-programados. Você pode ajustar as datas e o limite de banda usado, ou deixar que o software faça isso por você. As opções são muitas, ele chega a agrupar e organizar seu conteúdo sozinho, caso você queira.

Site: Mozy | Espaço: 2GB | Plano Pago: 50GB por $5,99 ao mês.

SpiderOak, Copie E Compartilhe Com Privacidade E Segurança

Indique um amigo ao SpiderOak.

O SpiderOak possibilita que se faça um backup de forma simples e segura. Seus arquivos poderão ser sincronizados e compartilhados tanto no windows, quanto no MacOs e Linux. Além disso ele funciona com alguns celulales, como os baseados no sistema iOS e Android. São 2GB para as contas gratuitas, sendo que a cada amigo que você indicar irá ganhar mais 1GB, até um limite de 50GB. Me pareceu um sistema bastante profissional e que zela pela privacidade e segurança dos seus dados.

Site: SpiderOak | Espaço: 2GB | Plano Pago: 100GB por $10 ao mês.

Box.net, Crie Um Espaço De Trabalho Colaborativo

Compartilhe seus documentos.

O box.net vai além quando se trata de compartilhamento. Ele usa criptografia SSL e um sistema de permissões bastante confiável. Uma coisa bem legal é que você pode criar um espaço de trabalho colaborativo, para cuidar de um projeto em grupo, por exemplo. Além disso é possível gerenciar seu conteúdo de forma intuitiva, já que ele pode ser integrado ao Microsoft Office, ao Google Docs e a vários dispositivos móveis. Com o box.net seus arquivos ficarão perfeitamente sincronizados entre você e seus colaboradores.

Site: Box.net | Espaço: 5GB | Plano Pago: 25GB por $9,99 ao mês.

Gmail Drive, Transforme Seu Gmail Em Um Drive Virtual

Disco virtual no Windows Explorer.

Gmail Drive é um extensão desenvolvida pela viksoe.dk, eu o chamaria de gambiarra inteligência. O Gmail oferece atualmente 7GB de espaço para armazenar seu correio eletrônico e seus anexos. O que esse programa faz é criar um drive virtual no seu Windows Explorer, ao adicionar arquivos nele o software envia um e-mail para você, anexando esses mesmo arquivos a ele. E você pode navegar, procurar e criar diretórios normalmente, como se estivesses no seu HD físico.

Site: Gmail Drive | Espaço: 7GB | Plano Pago: 20GB por $5,00 ao ano.

Faça um comentário! 32 comentários até o momento.

  1. Miguel Duarte comentou: responder

    De todos os serviços que testei, e foram muitos, o melhor que encontrei é o Copy. Pelo menos, é o mais completo. Empresa conhecida (Barracuda). Encripta os dados tanto na transmissão como no armazenamento, clientes para todas as plataformas, sem limite no tamanho na transferência de ficheiros, oferece logo 15GB aquando do registo, e se indicarem os vossos amigos para se registarem, ganham 5GB de bonus por cada registo com email confirmado e uma aplicação instalada. E os vossos amigos ganham os mesmos 5 GB de bónus! Ao contrário de algumas empresas, a Barruca faz uso de servidores próprios, sem limite ao tamanho dos ficheiros, sem limite ao volume de tráfego. Faço uso profissionalmente desde há cerca de 2 anos, sem qualquer problema até à presente data. Umas das funcionalidades interessantes, é a partilha de ficheiros ou pastas com outros utilizadores para trabalho colaborativo. O Copy é perfeito. Quanto à utilização em Linux, só experimentei em Ubuntu, julgo que nas outras distribuições tenha o mesmo nível de excelência. Experimentem e usem o meu link de registo! Ganham logo mais 5Gb de bónus:

    https://copy.com?r=9s7BuY

  2. Ricardo Melo comentou: responder

    Muito bacana essa matéria. Por motivos de segurança venho utilizando a Salva Dados e nunca tive nenhuma problema em recuperar meus arquivos. O que é bacana nesse programa é que os arquivos ficam criptografados em um servidor seguro e somente eu com uma senha customizada posso abrir tais arquivos quando preciso recuperá-los. Vale a pena dar uma conferida: http://www.salvadados.com.br

  3. Lo-Ruama comentou: responder

    Gente me falem uma coisa:
    Esses sites todos realmente são confiáveis? Quem me garante que não vou perder meus arquivos que lutei anos trabalhando para conseguí-los, e como posso ter certeza disso?
    Ajuda??

  4. Agusto Filho comentou: responder

    Lendo a matéria, resolvi estudar um pouco sobre o assunto e descobri que na existe uma empresa nacional que está com um serviço muito bom e que vem me atendendo… Tem até aplicativo para android e faz backup do celular na mesma conta do meu windows.. BackupBR.. Tem ótimos preços e super simples. Acho que vale a penas testar. Tem conta free tb

  5. Santos comentou: responder

    Contratei a pouco tempo o gbackup.com.br e a ferramenta ta me surpreendendo, coloquei em todas as maquinas da empresa tanto servidores quando maquinas de usuário (por causa do outlook) e ta rodando liso, fica a dica ai…

  6. Tom comentou: responder

    Qual é o mais seguro?

    1. gadarf comentou: responder

      O SpiderOak e o Box.net me parecem bem focados em segurança.

  7. Fábio Bispo comentou: responder

    Eu escolhi o minhateca.com.br e o abelha.pt, ambos em português espaço ilimitado, grátis e sem limite de tipo de arquivo! Muito show!

    1. Eduardo comentou: responder

      Vou dar uma olhada nesse minhateca.com.br e depois vou dar minha opinião.

  8. Debora Weber comentou: responder

    Alguém já provou o “SURDOC” ?
    Aqui diz 100GB na conta free :) animador não?

    Outra duvida e a portabilidade desses dados? ou seja se eu desistir de uma determinada nuvem e quiser passar as informações para outra nuvem, tem algum modo mais pratico do qual eu baixar pasta por pasta e reenviar, se ainda não deveria ter.

  9. João Damasceno comentou: responder

    Então estes seriam os melhores sites? Ok, realmente são muito bons mesmo, porém, deem uma olhada nesse aqui. Após pouco mais de algumas horas de uso tornou-se meu site de armazenamento/compartilhamento mais utilizado. Motivo? sinceramente, praticamente tudo… a qualidade do site, o acabamento, a velocidade, a estabilidade, os recursos etc. Alguns pontos ainda carecem de aperfeiçoamentos, como uma melhor integração com o Linux/Ubuntu e o número de arquivos existentes em uma determinada pasta, porém, ainda assim é algo completamente superficial dada a qualidade do serviço desse pessoal. Obs. Uso sites como o Dropbox, o COPY, o MEGA, o Box (ou melhor – usava…!!) pois com esse “MEO Cloud” não quero mais nem saber desses gigantes do abuso, da indiferença com seus usuários, sites mal feitos, links quebrados (faltando arquivos que existem na pasta) etc.

    https://meocloud.pt/

  10. João comentou: responder

    E filmes com legenda podem visualizados diretamente?

  11. Marcelo comentou: responder

    sim meu querido mais eu queria alguma coisa hot link, tipo direct link, digito o endereço aperto enter e o download começa, sem propaganda, botao de download ou qualquer bosta, direto e limpo, tinha o fileupyours.com

  12. Nome (Obrigatório) comentou: responder

    É muita confiança no alheio….

  13. Marcelo comentou: responder

    Alguém sabe qual deles da a opção para download direto do arquivo?

  14. Stephania comentou: responder

    Olha gente, já vi um pouco de cada um eu prefiro gBackup.
    Por causa da criptografia(segurança), compactação de dados (economia), relatorios por e-mail(agilidade). Tem um teste é gratis é super legal permite conhecer o software.
    http://www.gbackup.com.br/index.php?t=contratar&op=teste
    Fica a dica.
    :)

    1. João Damasceno comentou: responder

      Recentes constatações sobre o Copy:
      1. Se eu enviar um link para uma determinada pessoa (e o tiver feito de forma incorreta), não posso enviar outro link?? Digo isso porque enviei vários links novamente e ninguém recebeu mais os “novos” links.
      2. Como selecionar alguma opção que me permita enviar o link para que a pessoa possa ver/ouvir o arquivo e fazer o download (sem necessariamente permitir que a pessoa realize a “sincronia”, pois reparei que após enviar links, ou as pessoas eram “convidadas” à se sincronizarem com meus arquivos, ou apenas conseguiam ver os arquivos, sem entretanto conseguir fazer o download).

  15. OsmarSMN comentou: responder

    O Melhor Programa de Referência … O Programa de Referência do COPY, com certeza e o mais gratificante da história de armazenamento em nuvem, o usuário COPY pode ganhar 5GB de armazenamento gratuito adicional para si e para a pessoa que apresentar ao COPY, sem limite da capacidade total que pode ganhar. em média os usuários COPY têm ganhado bem mais de 60GB de armazenamento gratuito, e os maiores atingem dezenas de terabites, Siga este link e já receba 20 GB para começar. https://copy.com?r=itVLNk

  16. walter naimaier comentou: responder

    testei todos esses, porém o melhor, indiscutivelmente é o safecync.com, ja uso a batante tempo e disponibiliza até 100gb…e pode hospedar qualquer tipo de arquivo. tem e versão pessoal e empresarial, vale a pena conferir. já tenho 2 contas de 100 gb.

  17. Paulo comentou: responder

    Post muito bom, obrigado!

  18. Anonymous comentou: responder

    Nós utilizamos o Upbackup Crashplan, principalmente porque eles usam datacenter aqui do Brasil, eu visitei a Alog aonde eles hospedam os servidores.
    No meu notebook pessoal até uso o dropbox, mas para os servidores da empresa escolhemos um sistema mais profissional.
    Quem se interessar entra no site deles e veja os planos.

  19. Anonymous comentou: responder

    Já usei boa parte desses sistemas, mas fico com o Windows mesh ele simplesmente é perfeito e mantém minhas pastas de projetos sincronizadas entre meus 2 computadores e meu note, só vc usando para entender o quão maravilhoso ele é. O único defeito é que só tem 5gb que é pouco, eu já estou usando 4gb pra vcs terem idéia. Pra quem já usou outros, falo pra vcs o mesh é o melhor, falta nele espaço, integração com o skydrive e um app pra iPhone, mas em termos de sincronização e backup

  20. gadarf comentou: responder

    Obrigado pela informação.

    Eu sinceramente gosto do dropbox, ele é simples para usar, talvez por isso ele seja o mais popular.

  21. Marcos comentou: responder

    Por algum tempo usei o Foldershare, acho que hoje é o Windows Live Mesh. Mudei para o Dropbox e não tenho do que reclamar. Não é que seja o melhor, mas satisfaz minhas necessidades.
    Complementando a informação sobre o Dropbox, o usuário começa com 2gb, mas pode aumentar até 8gb usando refers. Quem for testá-lo e quiser começar com 2,5gb basta abrir a conta e instalar o Dropbox usando meu refer http://db.tt/xt4NPi7
    Se você completar uns poucos passos já terá 2,5gb… e por aí vai.

  22. Marcio comentou: responder

    Muito boas as dicas.

    Eu escolhi o Mozi, me parece o melhor para segurança, o DropBox eu testei, e é bom, mas se parece mais com um pendrive online do que um sistema de backup.

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!