Como Salvar Um Fórum Hospedado No InvisionFree

por em: , , , ,

Logotipo do sistema de fórum InvisionFree.

Abrigar o projeto de um fórum em um host grátís, pode ser melhor do que ter um que fique hospedado no forumeiros ou serviços similares. Isto porque todas as empresas de hospedagem oferecem sistemas de backup, mesmo as gratuitas, como o Byet Host e o X10 Hosting. O InvisionFree não possui esta funcionalidade, ao menos não de forma automática e gratuita. Se precisar migrar a sua board, como eu, o usuário irá enfrentar um processo relativamente demorado e caro.

Atualmente, no invisionfree, paga-se $35 dólares pelo backup de um fórum que tenha entre 5.000 e 10.000 posts. Acima disso será preciso abrir um ticket e negociar com o setor de vendas. O meu, que possui quase 15.000 mensagens, saiu por $50 dólares. Eu fiz o pagamento via paypal, com o câmbio e a taxa de conversão acabei gastando algo no entorno de R$93 reais. Se você parar para pensar isso é muito, porque na realidade eles levam apenas alguns minutos parar executar esta tarefa.

Abra Um Ticket Para Obter Um Backup Do Seu InvisonFree

Para fazer o pedido de backup você deve ir em Admin CP > InvisionFree Network > Support Ticket, e abrir um chamado do tipo Sales Question. A página fórum conversions fornece mais detalhes sobre a transação, ressaltando que todas as informações, e também o suporte, são em inglês

Support Ticket InvisionFree.jpg

Eu fui atendido por um funcionário chamado Brian e usei o Google Tradutor para entender o que ele dizia. A conversa demorou cerca de dez dias, isso porque ele demorava umas vinte e quatro horas para responder a cada uma das minhas perguntas.

Leia+  X10Hosting Review, O Melhor cPanel Em Hospedagem Grátis

Felizmente, uma semana após o pagamento eu recebi o banco de dados, ele veio no formato invisionfree e com a extensão SQL. Quase tudo estava la, postagens, mensagens privadas, cadastros de usuários e por ai vai. Apenas os arquivos anexos estavam de fora, desse modo, avatares e outros objetos hospedados dentro do próprio invisionfree precisam ser remanejados manualmente.

Será Preciso Instalar O Invision Power Board 1.3.X

Não obtive muita informação a respeito de como usar o backup, a mensagem do Brian continha apenas o link para download do database e algumas instruções simples. Dizia somente que eu precisava de uma instalação nova do IPB 1.3.X, ou seja, a última versão gratuita deste aplicativo e a única que é compatível com o invisionfree. Além disso, ele pedia que ao instalar o programa, seu SQL Table Prefix deveria ser configurado como ibf_. E que logo em seguida as seguintes tabelas deveriam ser limpas através dos seus respectivos comandos, tal como visto logo abaixo:

  1. ibf_badwords
  2. ibf_posts
  3. ibf_calendar_events
  4. ibf_categories
  5. ibf_contacts
  6. ibf_emoticons
  7. ibf_forums
  8. ibf_groups
  9. ibf_members
  10. ibf_messages
  11. ibf_moderators
  12. ibf_polls
  13. ibf_stats
  14. ibf_titles
  15. ibf_topics
  16. ibf_tracker
  17. ibf_voters
  18. ibf_cache_store
  19. ibf_forum_perms
  20. ibf_topic_mmod
  21. ibf_validating;
  1. DELETE FROM ibf_badwords;
  2. DELETE FROM ibf_posts;
  3. DELETE FROM ibf_calendar_events;
  4. DELETE FROM ibf_categories;
  5. DELETE FROM ibf_contacts;
  6. DELETE FROM ibf_emoticons;
  7. DELETE FROM ibf_forums;
  8. DELETE FROM ibf_groups;
  9. DELETE FROM ibf_members;
  10. DELETE FROM ibf_messages;
  11. DELETE FROM ibf_moderators;
  12. DELETE FROM ibf_polls;
  13. DELETE FROM ibf_stats;
  14. DELETE FROM ibf_titles;
  15. DELETE FROM ibf_topics;
  16. DELETE FROM ibf_tracker;
  17. DELETE FROM ibf_voters;
  18. DELETE FROM ibf_cache_store;
  19. DELETE FROM ibf_forum_perms;
  20. DELETE FROM ibf_topic_mmod;
  21. DELETE FROM ibf_validating;
Leia+  Backup Na Nuvem, Online E Grátis Com O ADrive

Depois instalar tudo corretamente eu pude restaurar o meu banco de dados usando a ferramenta de importação do phpMyAdmin. Mas saiba que precisei fazer várias correções manuais e eliminar alguns bugs, isso porque o invisionfree não é exatamente igual ao invision. Devido a essas complicações, em breve, eu irei postar um tutorial ensinando como baixar e instalar o Invision Power Board, fazer a restauração e ainda realizar uma conversão para o phpBB. É isso!

  • Facebbok
  • Twitter
  • Google +
  • Comentários
  • Total

! 2 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Lucio comentou: responder

    Será que isso da certo?