A História De Dota 1: Como Começou O Primeiro MOBA

por em: , , , ,

A história de dota 1.

Começaremos no site uma série de posts detalhados sobre Dota 2, cobrindo desde a milionária cena competitiva até tutoriais ensinando o básico para jogar com cada Herói. Antes de qualquer coisa acho necessário explicar como se desenvolveu este que é hoje em dia um dos jogos online mais populares do mundo. Para isso iremos voltar até o princípio de tudo e narrar toda a história de Dota 1.

Cabal Online

Se voltássemos a 2003 encontraríamos o lançamento do jogo de PC Warcraft III como o mais esperado do ano. Não por causa dos gráficos, bem modestos para a época, mas graças a jogabilidade, uma mistura de estratégia, RPG e ação. Havia ainda um diferencial inédito: a possibilidade de editar os mapas do jogo, o que o tornava divertido mesmo quando finalizado, sempre tendo algo novo criado pela comunidade de players para se jogar.

A História De Dota 1: Desde O Mod Defense Of The Ancients

Foi assim que nasceu o primeiro MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) da história dos games: Defense Of The Ancients, DotA. A princípio DotA era apenas um mod (modificação de jogo criada por fãs) básico de mapa criado por um usuário dos fóruns da Blizzard chamado Eul, que acabou desistindo do projeto mas deixou o código aberto para quem quisesse continuá-lo.

Cenario bem característico de Dota AllStars.

Foram criados vários mods baseados em DotA, que já era por si só um mod. Um dos que se destacou, o DotA All Star, que foi desenvolvido até a edição 6.0 por outro usuário da Blizzard, chamado de Guinsoo. Após essa edição o famoso IceFrog se tornou o responsável por criar novos conteúdos, corrigir bugs, aperfeiçoar a experiência do jogador e balancear o jogo.

Leia+  Como Jogar Com O Herói Crystal Maiden No Dota 2

Batalha em Dota 1.

IceFrog, ao contrário dos outros desenvolvedores de DotA, sabia do potencial do jogo mesmo sendo apenas um mod. Então investiu o que pôde para torná-lo mais acessível, criando um site do DotA All Star com tutoriais e downloads. IceFrog é um nome muito importante para o DotA porquê sem ele o jogo não teria encontrado o equilíbrio (poucos bugs e habilidades dos heróis balanceadas) e nem a divulgação necessária para se espalhar por computadores do mundo todo até virar um fenômeno.

Como Funcionam O Mapas Em Dota 1 E Suas Estratégias

O mapa de DotA é dividido ao meio por um rio. De cada lado fica uma equipe e uma base. Para chegar a base do inimigo é preciso destruir três poderosas torres que ficam no caminho. Esses caminhos são chamadas de “Lane” e existem três: mid (a do meio), bot (a de baixo) e top ( a de cima). Cada Lane tem suas 3 torres no percurso até a base.

Exemplo de um mapa em dota.

Além da torres existem creeps, digamos que são tropas controladas por AI com o objetivo de destruir a torre dos inimigos. São bem fracas comparadas com os Heróis que controlamos, mas ajudam muito durante o jogo. Além dos creeps de cada lado existem os creeps “neutros”, que são criaturas que ficam em locais específicos nas florestas do mapa.

Os creeps neutros são diversos e dão experiência e dinheiro diferentes entre si. Há um creep especial, o Roshan, esse é bem poderoso, é preciso estratégia ou alto lvl para matá-lo, a recompensa além de experiência e dinheiro é o Imortal (Aegis), um item que permite que você volte ao jogo no local exato onde morreu sem perda de experiência ou dinheiro. Pode parecer confuso agora, mas jogando vocês entenderão o que estou dizendo.

Leia+  Entenda As Principais Funções Dos Heróis No Dota 2

O objetivo do jogo é destruir o “ancient” inimigo, que está no meio da base rival! O jogador pode escolher entre mais de 100 heróis, cada um com habilidades especiais, numa equipe de até cinco pessoas. A diversidade de heróis possibilita também uma infinidade de estratégias, por isso DotA é um jogo muito competitivo. E foi assim, a partir desse primeiro mod de Warcraft III que DotA se desenvolveu até se tornar o jogo que conhecemos hoje.

Cabal Online

! 2 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Alexsandro Mello comentou: responder

    Parabéns pelo texto. Bem instrutivo para os fãs de MOBA entenderem um dos mais famosos e inspiradores MOBAS da história. Apesar de como o bronzemask falou, DOTA não foi exatamente o primeiro MOBA, mas foi o DOTA que estabeleceu a base para todos os jogos atuais deste gênero. Para quem se interessar, no blog brsocietygames.blogspot.com.br escrevi um artigo justamente falando da história deste gênero e a evolução dos jogos que se inspiraram no lendário Defense of the Ancients.

  2. bronzemask comentou: responder

    na verdade.. o primeiro moba foi Aeon of Strife criado no Starcraft